Para quem nunca conseguiu entender direito o que é “o tal” de Bóson de Higgs, chamada de “a partícula de Deus” e alvo de estudo de uma das maiores máquinas científicas já construídas na história, o Grande Colisor de Hádrons, eis abaixo uma descrição suscinta e perfeitamente compreensível, feita em 3 minutos por ninguém menos que o físico teórico britânico Jonathan Richard Ellis CBE FRS, Professor de Física Teórica no King’s College de Londres (UK) e um dos mais ativos líderes do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear. Para conquistar esse feito, além de ser claro e didático, John Ellis usa a metáfora de uma superfície de neve para explicar o Campo de Higgs e as diferentes interações que as partículas podem ter sobre ele (e o que isso significa).
Teoria desde 1964, quando foi predita pelo físico britânico Peter Higgs, o “Bóson de Higgs” foi anunciado como existente no último dia 14 de março de 2013, depois de pesquisas no LHC, ou Grande Colisor de Hádrons, na Suíça.
PS: O vídeo se soma a outros posts sobre as teorias do universo (e multiversos) publicadas na semana passada (como este: “Que universo é esse? As principais teorias dos universos paralelos ou “multiversos”, em 5 minutos [VÍDEO]), que nos ajudam a entender de maneira bastante básica mas importante o estágio da atual ciência e cosmologia moderna em busca das verdades a respeito do universo e da existência humana.
Segue o vídeo:
//////////
perfeito! nunca vi uma explicação tão simples para algo com complexo! Todas as explicações que ouvi mais confundem do que esclarecem! Adorei…
Da maneira como ele explicou fez tudo parecer muito simples e perfeitamente compreesível. Eu gostei muito!
Rita e Silmara, foi exatamente com isso que também fiquei impressionado. Agradeço muito essa habilidade do dr John Ellis.
Porque amamos as estrelas, não temos medo da noite escura. Elas são inalcançáveis mas nos orientam. Lá nas estrelas se encontra nossa origem, pois somos feitos do pó delas. Elas nos guiarão e nos farão novamente brilhar. Porque é para isso que emergimos neste Planeta: para brilhar. Esse é o propósito do universo e o desÃgnio do Criador.
dveras é orgulhosamente desenvolvido com WordPress Posts (RSS) e Comentários (RSS) . 93 solicitações. 1,463 segundos.
os cientistas deveriam explanar esses acidentes científicos de forma, tão, clara como aqui foi explicado por esse cientista…dessa forma a explanação foi clara e bem mais leve pro nosso entendimento…gostei!
Abaixo, encontra-se um link que irá permitir que acesso a teoria de campo unificado de minha autoria. Cujo titulo é: ” Eletromagnetividade: A mola mestra para todos os fenômenos”.
O primeiro link é o artigo que submeti as revistas Nature, Physical Review Letter e ao Brazilian Journal of Physics. O segundo link é um relatório que explica a equação (2) do presente trabalho. Nele há uma abordagem sobre o Boson de Higgs.
Boa leitura.
http://www.4shared.com/office/JXhYVCcw/BJPH-D-13-00098.html
http://www.4shared.com/file/bSV6yMuW/Report.html
Lamento ….mas não entendi nada !