Físico inglês do CERN John Ellis explica o que é o famoso bóson de Higgs (“partícula de Deus”) em 3 minutos [VÍDEO]

Para quem nunca conseguiu entender direito o que é “o tal” de Bóson de Higgs, chamada de “a partícula de Deus” e alvo de estudo de uma das maiores máquinas científicas já construídas na história, o Grande Colisor de Hádrons, eis abaixo uma descrição suscinta e perfeitamente compreensível, feita em 3 minutos por ninguém menos que o físico teórico britânico Jonathan Richard Ellis CBE FRS,  Professor de Física Teórica no King’s College de Londres (UK) e um dos mais ativos líderes do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear. Para conquistar esse feito, além de ser claro e didático, John Ellis usa a metáfora de uma superfície de neve para explicar o Campo de Higgs e as diferentes interações que as partículas podem ter sobre ele (e o que isso significa).

Teoria desde 1964, quando foi predita pelo físico britânico Peter Higgs, o “Bóson de Higgs” foi anunciado como existente no último dia 14 de março de 2013, depois de pesquisas no LHC, ou Grande Colisor de Hádrons, na Suíça.

PS: O vídeo se soma a outros posts sobre as teorias do universo (e multiversos) publicadas na semana passada (como este: “Que universo é esse? As principais teorias dos universos paralelos ou “multiversos”, em 5 minutos [VÍDEO]), que nos ajudam a entender de maneira bastante básica mas importante o estágio da atual ciência e cosmologia moderna em busca das verdades a respeito do universo e da existência humana.

Segue o vídeo:

 


//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Sentiste-o durante toda a tua vida: o remix de um famoso diálogo de “The Matrix” com o espírito do despertar
WordPress › Error

There has been a critical error on this website.

Learn more about troubleshooting WordPress.