Que universo é esse? As principais teorias dos universos paralelos ou “multiversos”, em 5 minutos [VÍDEO]

Que universo é esse em que vivemos?” é uma pergunta que deveria ser complicada demais para ser respondida em poucos minutos, mas uma série de vídeos no YouTube responde suscintamente e de maneira compreensível a essa pergunta. A resposta curta diz que são três as teorias principais que resumem as direções da Ciência mainstream na tentativa de desvendar o que é o nosso universo: 1) O Universo-Bolha ou os Universos dos Buracos-Negros-Bebês, 2) Membranas ou Dimensões Extras, e 3) A Imagem de Muitos-Mundos da Mecânica Quântica. Pelos nomes pode parecer difícil entender, mas esse vídeo “A Verdadeira Ciência dos Universos Paralelos” (The True Science of Parallel Universes), consegue, e está fazendo a série Minute Physics, que traz vídeos instrutivos curtos que já somam mais de 80 milhões de visualizacões no YouTube, um sucesso cada vez mais popular na Internet. “Se você não consegue explicar de maneira simples, você não entende o suficiente“, cita o criador dos vídeos, o estudante e Mestre em Física pela University of Southern California (EUA) Henry Reich, referindo-se à frase atribuída ao físico Ernst Rutherford (1871-1937).

Clique pra ver e conferir essa vídeo-animação (4min56seg), legendada em português com áudio original em inglês:

//////////

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

6 Comentários

  • Certificado de “NO EXPERIMENTAL SUPPORT” ???
    Cientistas humoristas?
    Sim, por favor. This way … (risos)
    +++++++

    É bom entender que tudo isso está dentro do limite de comprovação da Física.

    Mas, “o fato de o átomo ficar em dois lugares ao mesmo tempo é real. Está sendo investigado, inclusive, porque pode ajudar a projetar computadores mais velozes. A experiência não é um sinal de que existe transmigração das almas, ectoplasma, energia nas pirâmides ou poder nos pêndulos ou cristais. A quântica pode até conter inconsistências, mas dá resultados rigorosamente concretos e reais.”
    Super Interessante 107 – agosto 1996

    Átomo duplicado: o pulo do gato – Já me deixa com ‘cara de paisagem’, imagina o vídeo acima… Grata.

    Boa sorte, Norma

    • Exatamente, são as teses mais avançadas, mas dentro dos limites da Física, e, como diz o Reich, sem prova experimental nenhuma (mas com potencial de serem testadas no futuro).

      Obrigado Norma,
      Nando

  • Oi Nando,

    Aproveitando:
    Durante esse longo e tenebroso inverno (mudança res. – uii!) recebi normalmente os Posts inbox. Ontem, não. É fácil vc verificar? Grata.
    Bjo Norma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *