Semana passada traduzi a primeira parte de um discurso sobre “as tentações da mente humana“, do líder espiritual e presidente de um dos maiores ashrams de Yoga da Índia, Swami Chidanand Saraswati, e neste post publico a segunda parte do discurso, focado no problema das escolhas e na ilusão de que são elas que nos trazem felicidade. “As pessoas vão de lugar a lugar achando que neste lugar e não naquele vão encontrar mais felicidade, mas não é o lugar”, diz ele. Contando duas de suas experiências particulares, verdadeiras e fortemente simbólicas: uma sobre a crise de um homem que vive num lugar considerado paradisíaco e quer se mudar, e outra sobre o excesso de oferta de tipos de chás – lembrando um pouco o tema do “O Paradoxo da Escolha“, de Barry Schwartz.
Para compreender perfeitamente as primeiras frases do vídeo abaixo, embora não seja necessário, é recomendável entender a história que ele estava contando no final da primeira parte do discurso. O primeiro post da série é intitulado “Tentações são nossa vontade de realizar nossa cobiça, é um processo sem fim”, diz Swami Chidanand” e contém essa primeira parte.
Abaixo, a segunda parte (9min16seg). Clique em “Select Language” para ativar a legenda em português:
Grata!!!!!!…um lindo e instigante aprendizado… irei compartilhar numa reunião em minha casa com o “chá sem escolhas”. =D
\o/
cadê o vídeo??? não está aparecendo…
Erika, às vezes é necessário dar um “refresh” (atualizar) na página, pois o serviço que uso para a legendagem, Universal Subtitles, às vezes não carrega na primeira. O serviço é muito bom, mas tem esse pequeno problema.
Obrigado por partilhar estas inspirações que contribuem imenso com o nosso autoconhecimento.
Obrigado, Chris.
grata por compartilhar! e fica a frase ” escolhas você faz quando não é livre por dentro” .No contexto de quando se tem opções demais!
valeu