Os 36 tipos de chá e o problema das escolhas humanas em busca de felicidade, por Swami Chidanand, parte 2 (VÍDEO)

Semana passada traduzi a primeira parte de um discurso sobre “as tentações da mente humana“, do líder espiritual e presidente de um dos maiores ashrams de Yoga da Índia, Swami Chidanand Saraswati, e neste post publico a segunda parte do discurso, focado no problema das escolhas e na ilusão de que são elas que nos trazem felicidade. “As pessoas vão de lugar a lugar achando que neste lugar e não naquele vão encontrar mais felicidade, mas não é o lugar”, diz ele. Contando duas de suas experiências particulares, verdadeiras e fortemente simbólicas: uma sobre a crise de um homem que vive num lugar considerado paradisíaco e quer se mudar, e outra sobre o excesso de oferta de tipos de chás – lembrando um pouco o tema do “O Paradoxo da Escolha“, de Barry Schwartz.

Para compreender perfeitamente as primeiras frases do vídeo abaixo, embora não seja necessário, é recomendável entender a história que ele estava contando no final da primeira parte do discurso. O primeiro post da série é intitulado “Tentações são nossa vontade de realizar nossa cobiça, é um processo sem fim”, diz Swami Chidanand” e contém essa primeira parte.

Abaixo, a segunda parte (9min16seg). Clique em “Select Language” para ativar a legenda em português:

Este post foi escrito por

Sobre o autor Psicoterapeuta Gestalt e jornalista, Nando Pereira é autor do livro "Para Abraçar a Prática" (240pp, 2019) e coordenador da Mentoria de Meditação, "30 dias para transformar sua prática".

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *