9 Atitudes de Mindfulness [PARTE 4]: confiança, em nosso corpo, nossa mente, em nós mesmos

Confiança é a quarta atitude que integra a prática de Mindfulnessa meditação pela percepção atenta não-julgadora no momento presente – nesta série de 9 Atitudes descritas pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela divulgação e ensino de mindfulness (traduzida muita vezes por “atenção plena“) nos Estados Unidos e outras partes do mundo. A quarta, mas apenas ressaltando como como já nas outras partes, não há ordem exata de prioridade, são dimensões de uma mesma prática — já tratamos sobre o  “Não Julgar”, a Paciência e a Mente de Principiante. A série foi gravada pela Mindfulnessgruppen, da Suécia, e está disponível originalmente em inglês no YouTube, e aqui no blog traduzida e legendada em português (mais abaixo).

A confiança é um aspecto complexo, e mesmo com o olhar simplificador e cuidadoso de Kabat-Zinn nesse vídeo, acho que envolve dimensões diversas de nós mesmos. Envolve, por exemplo, nossas crenças arraigadas sobre o controle, de como queremos controlar o que nos acontece ou de como queremos que isso ou aquilo aconteça, ou não nos aconteça, sem uma confiança básica na rede do que acontece. Envolve também a visão de nós mesmos no mundo, se entendemos que estamos em uma rede ou não, se enxergamos a complexidade dos eventos e a sabedoria que nos sustenta e os sustenta. Envolve também o desapego, o soltar e o aceitar o que vem como parte do enredo maior e fora do nosso alcance imediato. Mas, basicamente, o que Kabat-Zinn e a Mindfulness propõe é que talvez todos esses aspectos possam ser endereçados e tratados com o olhar mais profundo sobre nós mesmos e em nosso corpo, que de fato está aqui fazendo tantas coisas “bonitas e complexas” e que já têm nossa confiança intrínseca.

“Confiamos que a respiração entra, confiamos que a respiração sai, confiamos que os ouvidos podem realmente ouvir, confiamos que os olhos podem realmente ver, confiamos que os órgãos vão tomar conta do metabolismo e da biologia de estar vivo,então há uma sabedoria no corpo que pode nos lembrar que nós mesmos somos confiáveis, e se há tantas coisas tão bonitas e complexas desabrochando tão maravilhosamente no corpo, porque a mente deveria ser diferente? Porque o coração deveria ser diferente?”. ~ Jon Kabat-Zinn, Mindfulness e Confiança

Kabat-Zinn é autor do método Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), é fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts (EUA), e autor de vários livros nesta área, principalmente “Full Catastrophe Living: Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain, and Illness (1991)”, e “Wherever You Go, There You Are” (2005). Kabat-Zinn também é membro do Mind and Life Institute, o instituto que reúne cientistas e o Dalai Lama para discussões de pesquisas na área da meditação e neurosciência. Segue o vídeo de Jon Kabat-Zinn sobre a Confiança (3min27seg):

//////////

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *