A história é mais ou menos conhecida… ou não? “Pesquisas mostram consistentemente que quanto mais as pessoas valorizam objetivos materialistas, mais baixas são sua felicidade e sua satisfação pessoal. Depressão, ansiedade e abuso de drogas também tendem a ser mais altos”. Essa e outras importantes histórias estão no vídeo “Alto Preço do Materialismo“, onde o psicólogo americano Tim Kasser, PhD pela Universidade de Rochester (EUA), da detalhes de como a cultura consumista materialista acaba com o bem-estar das pessoas, apesar de vender justamente o contrário. Uma vida para ter coisas e buscar salários mais altos e cada vez mais bens “não só consome os limitados recursos da Terra, mas torna as pessoas menos felizes e menos inclinadas a ajudar os outros“.
O vídeo é uma tradução feita por Bruno Bártulich para o original em inglês “The High Price of Materialism“, criado pelo Center for a New American Dream, uma ONG americana dedicada à causas ecológicas e a um novo estilo de vida com valores não-materiais. A animação desenhada é do estúdio Squid and Beard, formada pela dupla Rob Douglas e JJ Cohoon.
Segue o vídeo na íntegra (5min38seg):
//////////
Compartilhado por Janice Mileni Bogo.
Otimo!
Muito Bom!
sensacional!!! É preciso que as pessoas tome consciência deste ponto de vista, e o internalizem.
Maravilhooooso!!!
VÍDEO MARAVILHOSO, ESSE SIM DEVERIA SER MOSTRADO EM “TODO O MUNDO”! Cinemas,casas,propagandas, Tvs Escolas, etc… Enfim: qualquer lugar público que tenha acesso a uma TV, tão simples e parodoxolmente impossível pela mídia mundialmente consumista. PARABÉNS!
Para quem anda infeliz, insatisfeito, olha a fórmula aí… Tem coragem?