Como a cultura do consumismo compromete o bem-estar humano, pelo psicólogo Tim Kasser [ANIMAÇÃO]

A história é mais ou menos conhecida… ou não? “Pesquisas mostram consistentemente que quanto mais as pessoas valorizam objetivos materialistas, mais baixas são sua felicidade e sua satisfação pessoal. Depressão, ansiedade e abuso de drogas também tendem a ser mais altos”. Essa e outras importantes histórias estão no vídeo “Alto Preço do Materialismo“, onde o psicólogo americano Tim Kasser, PhD pela Universidade de Rochester (EUA), da detalhes de como a cultura consumista materialista acaba com o bem-estar das pessoas, apesar de vender justamente o contrário. Uma vida para ter coisas e buscar salários mais altos e cada vez mais bens “não só consome os limitados recursos da Terra, mas torna as pessoas menos felizes e menos inclinadas a ajudar os outros“.

O vídeo é uma tradução feita por Bruno Bártulich para o original em inglês “The High Price of Materialism“, criado pelo Center for a New American Dream, uma ONG americana dedicada à causas ecológicas e a um novo estilo de vida com valores não-materiais. A animação desenhada é do estúdio Squid and Beard, formada pela dupla Rob Douglas e JJ Cohoon.

Segue o vídeo na íntegra (5min38seg):

Compartilhado por Janice Mileni Bogo.

Este post foi escrito por

Sobre o autor Psicoterapeuta Gestalt e jornalista, Nando Pereira é autor do livro "Para Abraçar a Prática" (240pp, 2019) e coordenador da Mentoria de Meditação, "30 dias para transformar sua prática".

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *