Superarmos ou nos elevarmos acima da dimensão do pensamento foi uma das mensagens centrais da primeira palestra que o autor alemão Eckhart Tolle fez no Brasil, no último sábado, dia 5/11, num dos auditórios do Anhembi, em São Paulo. Não é fácil falar de um processo tão subjetivo, que envolve definições incertas como “consciência”, e para uma palestra tão ampla, mas Eckhart Tolle falou durante duas horas sem parar, num fluxo natural inspirado e transmitiu de maneira simples o grande caminho que está à frente do ser humano neste momento (quando mais?): nos curarmos da identificação com o pensamentos e nos elevarmos à próxima dimensão do ser, de presença e de contato mais profundo com toda a vida.
“Sofremos de uma doença mental: pensar demais“, disse Eckhart, logo no início. “Mas tenho uma boa notícia, que não está nos noticiários porque está acima da dimensão do pensamento e da identificação, e porque não tem negatividade“, disse, com bom humor, mas sem descaso. E durante as duas horas explicou o que acontece conosco, com nosso excessivo pensar, como superar isso, e, obviamente, em que momento – este mesmo, o agora.
Abaixo, algumas frases que Eckhart Tolle usou durante sua palestra, que publico aqui para registrar e transmitir um pouco do evento aos que não foram (as frases não são transcrições literais palavra-por-palavra, e sim traduções livres de partes da palestra). Como estão recortadas do contexto do discurso completo, recomendo ponderação na interpretação, e o reconhecimento que tanto o contexto quanto a presença de Eckhart trazem qualidades não-transmissíveis pelo texto.
Eis os trechos:
— “Alguns filósofos dizem que vivemos num sonho, e mesmo se vivêssemos, como podemos ter certeza, ou o que é necessário, para que saibamos que é um sonho? Se estamos na vida real ou nesse sonho, o que é necessário e comum a essas situações? A consciência. Mesmo se tivéssemos todos sonhando estar aqui vendo este homem falar, uma coisa seria necessária para isso, e essa coisa é a consciência”. (Eckhart Tolle)
— “De uma certa maneira, um cachorro não sofre dos problemas que o ser humano sofre. Ele não tem problemas com sua baixa auto-estima, não tem problemas com sua auto-imagem, não fica pensando como as coisas poderiam ser diferentes”. (Eckhart Tolle)
— “O cachorro vive num fluxo natural com a vida. Você pode ver a capacidade dele de retornar a um estado de alegria, é praticamente imediata. Você pode ver pelo rabo balançando. Algumas vezes basta você olhar para o cachorro que ele já começa a abanar o rabo. Mas nosso destino não é retornar ao estado do cachorro, ao estados dos animais ou plantas, que são de uma dimensão que chamo de pré-pensamento. Nós estamos na dimensão do pensamento, eles na dimensão pré-pensamento, mas há também a dimensão além do pensamento (faz um gesto acima). Esse é o nosso destino, é para onde todos estamos indo ao despertar do excesso de pensamentos e da identificação com o pensar”. (Eckhart Tolle)
— “O ser humano sofre de uma doença mental: pensar demais”. (Eckhart Tolle)
— “Quando uma pessoa consome algumas substâncias como drogas, álcool por exemplo, ela sente um momentâneo prazer, porque desce dessa dimensão do pensamento, deixar de pensar demais, e sente um alívio. E pensar: por que não um segundo copo? E então ela sente mais alívio. E pensar: por que não um terceiro? E um quarto? E então ela bebe até cair da cadeira. Mas ela está abaixo do nível do pensamento, sem consciência. Essa não é a maneira que eu recomendo para lidar com o pensamento (risos)”.
— “Os cristãos falam em reino dos céus. Minha palavra para “céu” é espaçosidade, e para “reino” é “dimensão”. Então seria a dimensão da espaçosidade”. (Eckhart Tolle)
— “Jesus disse “Eu sou a luz do mundo”, e “Você é a luz do mundo”. (Eckhart Tolle)
— “Muitos de nós, ou a maioria de nós, tem uma voz na cabeça nos dizendo o que fazer. O tempo todo. Não sabemos como desligá-la, ou transcendê-la. Basta ela falar alguma coisa e nós já pulamos para o pensamento, já nos identificamos. Mas podemos nos separar dessa voz, usar as lacunas no pensamento e ver como não é preciso pensar todo o tempo. Estamos todos aqui, usando nossos sentidos de percepção, experimentando este momento, note como não é necessário pensar para isso”. (Eckhart Tolle)
— “Num dos evangelhos da Bíblia, Jesus teria dito que “o eu tem que morrer”. Se ele estivesse se referindo ao eu que realmente somos, isso não faria o menor sentido. Mas ele está se referindo a esse eu que é o ego, feito das histórias que nos conta, de nome, características e outros pensamentos”. (Eckhart Tolle)
— “Todos estamos no caminho do despertar para essa nova consciência, acima do nível do pensamento. Até mesmo os políticos. Só temos que ter um pouco de paciência”. (Eckhart Tolle)
— “É difícil definir a consciência, ou encontrar uma palavra para ela, mas podemos talvez usar uma analogia aproximada quando falamos de luz. A luz é o que ilumina tudo. De maneira similar, a consciência é o que somos, o que torna possível toda a experiência que vivemos”. (Eckhart Tolle)
//////////
O Dharmalog foi apoio oficial desta primeira vinda de Eckhart Tolle ao Brasil, promovida pela Eventus.
Gratidão por este compartilhamento !
Vou tentar seguir suas publicações.Não o conhecia.Importante sabermos lidar com excesso de pensamento que provoca tanta ansiedade.Vejo como dificuldade do nosso tempo.
Muito obrigado por registrar esse momento tão interessante! Ler “The Power of Now”, do Eckhart Tolle, me colocou em um caminho sem volta em busca do reencontro com a consciência, em notar o eterno que aparece entre os sulcos do efêmero. Dei a volta em gurus, professores de meditação, mestres em não-dualidade, mas a mensagem, no fim, é sempre a mesma, e acho que com essa simplicidade e placidez, só ele sabe transmitir. Consigo sentir a presença dele nas suas palavras também!
ASeja palavras lidas……entram em meu coração e sinto lágrimas descerem espontaneamente. ……sinto minha alma ligada!!!!!
Grata por trazê-lo. Os ensinamentos do Tolle é um tesouro. Espero que ele volte logo, se possível venha ao Rio, se possível, que faça retiros aqui no Brasil. Os benefícios daquilo que ele trás à luz, já são sensíveis a mim.
De há muito leio os ensinamentos do Mestre Eckhart Tolle e aguardo com ansiedade – ( se bem que ansiedade não cabe bem nos seus ensinamentos) – a presença física dele no Brasil.
Que o mestre de luz EckartToller possa vir em Recife e nos oportunizar momentos de meditação. Nos seus livros sinto sua presença, sinto a unidade . A dignidade, paciência, simplicidade e espiritualidade dele em sua literatura de amor e cura do despertar da consciência, me submergiu das trevas,do medo e do pânico. Foi um passo irreversível!
Maravilhosa e sabias Palavras.embora p mim é dificil controlar os Pensamentos, mas estou no Caminho.tenho
consciencia que temos que ter controle de Pensamentos e Sentimentos. Muito Obrigado pela publicaçao dessa grande verdade!
Simplesmente divino sem falar em Deus. Pra mim também foi um caminho sem volta. Mestre Tolle. Grato.
UUUUUallllll é incrível ler comentários de pessoas despertas, que realmente entendem o quão importante são estes ensinamentos…alguém sabe se tem algum grupo que se junta para compartilhas tais ensinamentos?
Leio os livros de ECKHART TOLLE e agora ouço as palestras pelo YOU TUBE. .È DIVINO !Sinto -me conectada.Não soube que ele viria ao Brasil porisso perdi de ouvi-lo pessoalmente.Por favor gostaria de saber se algum grupo vai para VANCOUVER …ou se ele vai voltar para o Brasil…gostaria de participar de um retiro com Ele. Obrigada.
Grato por reproduzir para quem esta distante, mas em conexão.