Eckhart Tolle no Brasil: o triunfo da consciência é a notícia que não está no noticiário

eckharttolle-brasil-51116-sp-dharmalog
Palco da palestra de Eckhart Tolle, no Anhembi, momentos antes do evento (5/11/16, foto de Dharmalog.com).

Superarmos ou nos elevarmos acima da dimensão do pensamento foi uma das mensagens centrais da primeira palestra que o autor alemão Eckhart Tolle fez no Brasil, no último sábado, dia 5/11, num dos auditórios do Anhembi, em São Paulo. Não é fácil falar de um processo tão subjetivo, que envolve definições incertas como “consciência”, e para uma palestra tão ampla, mas Eckhart Tolle falou durante duas horas sem parar, num fluxo natural inspirado e transmitiu de maneira simples o grande caminho que está à frente do ser humano neste momento (quando mais?): nos curarmos da identificação com o pensamentos e nos elevarmos à próxima dimensão do ser, de presença e de contato mais profundo com toda a vida.

Sofremos de uma doença mental: pensar demais“, disse Eckhart, logo no início. “Mas tenho uma boa notícia, que não está nos noticiários porque está acima da dimensão do pensamento e da identificação, e porque não tem negatividade“, disse, com bom humor, mas sem descaso.  E durante as duas horas explicou o que acontece conosco, com nosso excessivo pensar, como superar isso, e, obviamente, em que momento – este mesmo, o agora.

Abaixo, algumas frases que Eckhart Tolle usou durante sua palestra, que publico aqui para registrar e transmitir um pouco do evento aos que não foram (as frases não são transcrições literais palavra-por-palavra, e sim traduções livres de partes da palestra). Como estão recortadas do contexto do discurso completo, recomendo ponderação na interpretação, e o reconhecimento que tanto o contexto quanto a presença de Eckhart trazem qualidades não-transmissíveis pelo texto.

Eis os trechos:

— “Alguns filósofos dizem que vivemos num sonho, e mesmo se vivêssemos, como podemos ter certeza, ou o que é necessário, para que saibamos que é um sonho? Se estamos na vida real ou nesse sonho, o que é necessário e comum a essas situações? A consciência. Mesmo se tivéssemos todos sonhando estar aqui vendo este homem falar, uma coisa seria necessária para isso, e essa coisa é a consciência”. (Eckhart Tolle)

— “De uma certa maneira, um cachorro não sofre dos problemas que o ser humano sofre. Ele não tem problemas com sua baixa auto-estima, não tem problemas com sua auto-imagem, não fica pensando como as coisas poderiam ser diferentes”. (Eckhart Tolle)

— “O cachorro vive num fluxo natural com a vida. Você pode ver a capacidade dele de retornar a um estado de alegria, é praticamente imediata. Você pode ver pelo rabo balançando. Algumas vezes basta você olhar para o cachorro que ele já começa a abanar o rabo. Mas nosso destino não é retornar ao estado do cachorro, ao estados dos animais ou plantas, que são de uma dimensão que chamo de pré-pensamento. Nós estamos na dimensão do pensamento, eles na dimensão pré-pensamento, mas há também a dimensão além do pensamento (faz um gesto acima). Esse é o nosso destino, é para onde todos estamos indo ao despertar do excesso de pensamentos e da identificação com o pensar”. (Eckhart Tolle)

— “O ser humano sofre de uma doença mental: pensar demais”.  (Eckhart Tolle)

— “Quando uma pessoa consome algumas substâncias como drogas, álcool por exemplo, ela sente um momentâneo prazer, porque desce dessa dimensão do pensamento, deixar de pensar demais, e sente um alívio. E pensar: por que não um segundo copo? E então ela sente mais alívio. E pensar: por que não um terceiro? E um quarto? E então ela bebe até cair da cadeira. Mas ela está abaixo do nível do pensamento, sem consciência. Essa não é a maneira que eu recomendo para lidar com o pensamento (risos)”.

— “Os cristãos falam em reino dos céus. Minha palavra para “céu” é espaçosidade, e para “reino” é “dimensão”. Então seria a dimensão da espaçosidade”. (Eckhart Tolle)

— “Jesus disse “Eu sou a luz do mundo”, e “Você é a luz do mundo”. (Eckhart Tolle)

— “Muitos de nós, ou a maioria de nós, tem uma voz na cabeça nos dizendo o que fazer. O tempo todo. Não sabemos como desligá-la, ou transcendê-la. Basta ela falar alguma coisa e nós já pulamos para o pensamento, já nos identificamos. Mas podemos nos separar dessa voz, usar as lacunas no pensamento e ver como não é preciso pensar todo o tempo. Estamos todos aqui, usando nossos sentidos de percepção, experimentando este momento, note como não é necessário pensar para isso”. (Eckhart Tolle)

— “Num dos evangelhos da Bíblia, Jesus teria dito que “o eu tem que morrer”. Se ele estivesse se referindo ao eu que realmente somos, isso não faria o menor sentido. Mas ele está se referindo a esse eu que é o ego, feito das histórias que nos conta, de nome, características e outros pensamentos”. (Eckhart Tolle)

— “Todos estamos no caminho do despertar para essa nova consciência, acima do nível do pensamento. Até mesmo os políticos. Só temos que ter um pouco de paciência”. (Eckhart Tolle)

— “É difícil definir a consciência, ou encontrar uma palavra para ela, mas podemos talvez usar uma analogia aproximada quando falamos de luz. A luz é o que ilumina tudo. De maneira similar, a consciência é o que somos, o que torna possível toda a experiência que vivemos”. (Eckhart Tolle)

//////////

O Dharmalog foi apoio oficial desta primeira vinda de Eckhart Tolle ao Brasil, promovida pela Eventus.

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

11 Comentários

  • Vou tentar seguir suas publicações.Não o conhecia.Importante sabermos lidar com excesso de pensamento que provoca tanta ansiedade.Vejo como dificuldade do nosso tempo.

  • Muito obrigado por registrar esse momento tão interessante! Ler “The Power of Now”, do Eckhart Tolle, me colocou em um caminho sem volta em busca do reencontro com a consciência, em notar o eterno que aparece entre os sulcos do efêmero. Dei a volta em gurus, professores de meditação, mestres em não-dualidade, mas a mensagem, no fim, é sempre a mesma, e acho que com essa simplicidade e placidez, só ele sabe transmitir. Consigo sentir a presença dele nas suas palavras também!

  • Grata por trazê-lo. Os ensinamentos do Tolle é um tesouro. Espero que ele volte logo, se possível venha ao Rio, se possível, que faça retiros aqui no Brasil. Os benefícios daquilo que ele trás à luz, já são sensíveis a mim.

  • De há muito leio os ensinamentos do Mestre Eckhart Tolle e aguardo com ansiedade – ( se bem que ansiedade não cabe bem nos seus ensinamentos) – a presença física dele no Brasil.

  • Que o mestre de luz EckartToller possa vir em Recife e nos oportunizar momentos de meditação. Nos seus livros sinto sua presença, sinto a unidade . A dignidade, paciência, simplicidade e espiritualidade dele em sua literatura de amor e cura do despertar da consciência, me submergiu das trevas,do medo e do pânico. Foi um passo irreversível!

  • Maravilhosa e sabias Palavras.embora p mim é dificil controlar os Pensamentos, mas estou no Caminho.tenho
    consciencia que temos que ter controle de Pensamentos e Sentimentos. Muito Obrigado pela publicaçao dessa grande verdade!

  • Leio os livros de ECKHART TOLLE e agora ouço as palestras pelo YOU TUBE. .È DIVINO !Sinto -me conectada.Não soube que ele viria ao Brasil porisso perdi de ouvi-lo pessoalmente.Por favor gostaria de saber se algum grupo vai para VANCOUVER …ou se ele vai voltar para o Brasil…gostaria de participar de um retiro com Ele. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *