Mente de Principiante é a terceira atitude que integra a prática de Mindfulness – a meditação pela percepção atenta não-julgadora no momento presente – nesta série de 9 Atitudes descritas pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pela divulgação e ensino de mindfulness (traduzida muita vezes por “atenção plena“) nos Estados Unidos e outras partes do mundo ocidental. A terceira, mas como já disse na segunda e na anterior, não há ordem exata de prioridade, são dimensões de uma mesma prática, esta vindo na sequência do “Não Julgar”) e da Paciência. A série foi gravada pela Mindfulnessgruppen, da Suécia, e está disponível originalmente em inglês no YouTube, e aqui no blog traduzida e legendada em português (mais abaixo).
Mente de Principiante é uma expressão conhecida no Zen-Budismo, especialmente do livro “Mente Zen, Mente de Principiante” (Zen Mind, Beginner’s Mind, 1970), do mestre japonês Shunryu Suzuki (1904-1971), fundador do San Francisco Zen Center, na California (EUA), um dos mais famosos do mundo.
“Este momento é sempre fresco, sempre novo, nunca estivemos neste momento antes, e mesmo assim trazemos tantas idéias e atitudes e desejos para cada momento que não podemos nos permitir, na maioria das vezes, ver as coisas como se fosse a primeira vez”.
~ Jon Kabat-Zinn, Mindfulness e Mente de Principiante
Kabat-Zinn é autor do método Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), é fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts (EUA), e autor de vários livros nesta área, principalmente “Full Catastrophe Living: Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain, and Illness (1991)”, e “Wherever You Go, There You Are” (2005). Kabat-Zinn também é membro do Mind and Life Institute, o instituto que reúne cientistas e o Dalai Lama para discussões de pesquisas na área da meditação e neurosciência.
Segue o vídeo de Jon Kabat-Zinn sobre a Mente de Principiante (3min):
//////////
Foto de sansovi.ch.
Quanta sabedoria e quanta capacidade de transmitir esta sabedoria em pouquíssimas palavras! Muito obrigada Nando pela oportunidade!
mente de principiante,sem ideias,preconceitos, sem opiniões. Livre para olhar e ver. É difícil mas não é impossível.
vale a pena.