A meditação como prática não-religiosa e como “cultivo da percepção renovada e atualizada”, por Sergio Veleda

O que é a meditação? Pra que serve? Traz benefícios à saúde e à vida humana em geral? Pode servir para enfrentar e curar medos e mesmo o estresse? Quando uma pessoa “está em meditação”? Essa e outras perguntas essenciais sobre a meditação são respondidas pelo terapeuta Sergio Veleda no programa TVE Cidadania, de Lena Ruduit, transmitido na semana passada e disponibilizado no YouTube – e abaixo – na íntegra. Coordenador do espaço Vale do Ser (em Porto Alegre, RS), que oferece retiros e cursos de meditação, Sergio define a meditação num cunho não-religioso como o “cultivo de uma percepção renovada e atualizada“, e também como “um estado de vigilância tranquila em repouso“, e fala dos vários benefícios que a prática simples da meditação  – como 10 minutos duas vezes ao dia – pode trazer às pessoas. E, talvez anterior e mais fundamental que isso, uma prática que permite às pessoas resgatarem seu ambiente e seu comportamento mais natural e pacífico, livre da problemática hiperexcitação repetitiva que é do modo de vida contemporâneo.

Num dos trechos, ele diz:

“Esse ambiente hiperativo cria uma mente e um comportamento hiperativo, então há um excesso de estímulos nesse ambiente alterado, e uma das maiores e mais problemáticas tendências que acontecem aí – estou introduzindo isso para vermos esse estado de mente e que condições ela (a mente) vai ter que encontrar para poder meditar – é que nos tornamos excessivamente consumistas, no sentido de que somos bombardeados por um excesso de estímulos, e essa quantidade de estímulos que cria uma enorme hiperatividade, ela faz com que se tenha um comportamento mais ou menos assim: você busca excitação, excitação, excitação, até que você se exaure, aí você cansa, aí você dorme, e aí você descansa, e no outro dia você diz ‘recuperei minhas energias’, mas para continuar o mesmo processo. Quer dizer, estamos numa condição completamente alterada e modificada. Nossa cultura é a cultura que faz um saque de todos os recursos que nós teríamos no futuro, antecipadamente”.
~ Sergio Veleda, em entrevista ao TVE Cidadania

Abaixo o vídeo da entrevista na íntegra (18min49seg):

Veja mais informações sobre meditação.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Para ver as coisas como elas realmente são”: o Caminho do Diamante de A. H. Almaas
“O mundo que normalmente vemos não é o mundo que realmente é,...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Parvati

    Sobre o assunto, li isso e adorei: ” @OSHO “…(meditating) you are not hankering for any goal; you are just enjoying sitting silently”.”

    Heh.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *