Apenas 10% do que acontece no “mundo externo” influencia nossa felicidade, diz Shawn Achor – TED Talk [VÍDEO]

O título da palestra de autor e professor de psicologia positiva (Harvard University) Shawn Achor é “O Feliz Segredo Para Um Trabalho Melhor” (“The happy secret to better work”) e ele levanta duas questões principais: a primeira, que nossa ciência e nosso sistema de educação nos nivela por baixo, por uma média que nos mediocriza e inibe potencialidades, e a segunda, que, ao invés de corrermos atrás de felicidade, que o jeito que escolhemos ver a realidade, muito mais do que acontece de fato, é o que altera praticamente tudo o que está relacionado ao que sentimos e buscamos para sermos felizes. Em 12 minutos, Shawn fala rápido e traz dados, piadas e um estilo que o fez ser o professor da disciplina mais popular de Harvard University em 2006, “Positive Psychology“.

“Se eu souber tudo sobre o mundo externo, posso prever apenas 10 porcento da felicidade a longo prazo. 90 porcento da felicidade a longo prazo é prevista não pelo mundo externo, mas pelo modo como nosso cérebro processa o mundo. E se nós mudarmos isso, mudamos nossa fórmula para felicidade e sucesso, e o que podemos fazer é mudar o jeito que podemos afetar a realidade. O que descobrimos é que apenas 25 porcento do sucesso profissional é previsto por QI. 75 porcento do sucesso profissional são previstos pelo seus níveis de otimismo, seu suporte social e sua capacidade de ver o estresse como um desafio e não como ameaça”.
~ Shawn Achor, TED Talks

A necessidade de curarmos essa obsessão pela negatividade e pela escassez que nossa cultura, nossa educação e principalmente nossa mídia trazem fazem de palestras como essa uma urgência. Mas, particularmente, isso também não pode vir às custas de implementarmos uma obsessão positivista, onde ignoraríamos ou evitaríamos (ou ainda, reprimiríamos) eventos e coisas que consideramos negativas em nossa vida só porque pensamos que tudo deve ser positivo, e que o positivo é o melhor e nos faz mais feliz. Uma “lente” mental que tenha positividade também deve ter aceitação e liberdade.

Segue o vídeo da palestra no TEDxBloomington (12min21seg), em inglês e por enquanto sem legendas em português (a comunidade TED já está traduzindo e em breve atualizarei este post com as legendas).

//////////

Compartilhado por Thomas McMullen III

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Hypocrisy and talking heads. What
Hypocrisy and talking heads. What the national media is not telling you...
Read More
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Norma

    Muito, muito rápida mesmo (inclusive as legendas), mas super interessante a apresentação, pelo tema e por seu palestrante.
    Vale a pena…
    “Crer para ver” = Otimismo levando à felicidade.(Unicórnios? Sim sei… Não se tem notícias de nenhum estressado ou nitidamente infeliz – Boa alegoria – rs.)
    Grata.

    1. Oi Nivea, as legendas em português ainda não foram disponibilizadas. Como falei, assim que forem, eu substituirei o vídeo acima pela versão com legendas. Desde terça (07), quando esse post foi publicado, 3 novas linguagens já foram adicionadas, é possível que o português não demore.

      Saudações!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *