Os 6 estados psicológicos da alma segundo o Budismo Tibetano, por Mirna Grzich (VIDEO)

Os seis reinos da existência não são apenas universos paralelos, mas estados psicológicos pelos quais passamos“, narra a jornalista Mirna Grzich (revista Meditação) neste vídeo da série “Quem É Você”, que relata os “Seis Reinos da Existência” de acordo com o Budismo Tibetano. Citando o inferno, dirigido pela raiva, o reino dos fantasmas famintos (avareza), o dos animais (medo), o nosso reino humano (desejos), o dos semideuses (inveja) e o dos deuses (orgulho), o vídeo explica sucintamente um a um, detalhando também algumas das relações entre eles e a vantagem que temos de termos nascido no reino humano.

Os seis reinos estão representados na famosa “Roda da Vida” (ou Ciclo do Samsara, ou Roda do Vir-a-Ser), criada pela extinta escola Sarvastivada, precursora do buddhismo Mahayana. Só no reino dos deuses (ou devas), o lama Thich Nguyen Tang explica que há “37 níveis de diferentes de paraíso, onde seres experimentam paz e felicidade duradoura sem sofrimento num ambiente paradisíaco”.

No livro “Portões da Prática Budista“, o lama fundador do templo de Três Coroas (RS) Chagdud Tulku Rinpoche dá mais detalhes sobre o mais baixo dos reinos: “O inferno é o fluxo dos enganos e fantasias da mente, dos pensamentos e interações raivosos, e das palavras e ações nocivas que eles produzem. Se não forem controlados, não há como deixarmos de vivenciar o inferno. […] Algumas pessoas experimentam o inferno mesmo enquanto contam com um corpo humano. Muitas delas ocupam nossos hospitais. […] Poderíamos estar sentados no mesmo quarto que elas, e não enxergar nada do que sofrem. Ao mesmo tempo, podemos estar bem ao lado de um grande meditador que vivencia o céu, a terra pura, sem que nós mesmos enxerguemos isso.”

Abaixo, o vídeo em português narrado por Mirna (5min49seg):

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Ahow!

    Olá,

    somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Ahow! Comunicação

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *