“Os seis reinos da existência não são apenas universos paralelos, mas estados psicológicos pelos quais passamos“, narra a jornalista Mirna Grzich (revista Meditação) neste vídeo da série “Quem É Você”, que relata os “Seis Reinos da Existência” de acordo com o Budismo Tibetano. Citando o inferno, dirigido pela raiva, o reino dos fantasmas famintos (avareza), o dos animais (medo), o nosso reino humano (desejos), o dos semideuses (inveja) e o dos deuses (orgulho), o vídeo explica sucintamente um a um, detalhando também algumas das relações entre eles e a vantagem que temos de termos nascido no reino humano.
Os seis reinos estão representados na famosa “Roda da Vida” (ou Ciclo do Samsara, ou Roda do Vir-a-Ser), criada pela extinta escola Sarvastivada, precursora do buddhismo Mahayana. Só no reino dos deuses (ou devas), o lama Thich Nguyen Tang explica que há “37 níveis de diferentes de paraíso, onde seres experimentam paz e felicidade duradoura sem sofrimento num ambiente paradisíaco”.
No livro “Portões da Prática Budista“, o lama fundador do templo de Três Coroas (RS) Chagdud Tulku Rinpoche dá mais detalhes sobre o mais baixo dos reinos: “O inferno é o fluxo dos enganos e fantasias da mente, dos pensamentos e interações raivosos, e das palavras e ações nocivas que eles produzem. Se não forem controlados, não há como deixarmos de vivenciar o inferno. […] Algumas pessoas experimentam o inferno mesmo enquanto contam com um corpo humano. Muitas delas ocupam nossos hospitais. […] Poderíamos estar sentados no mesmo quarto que elas, e não enxergar nada do que sofrem. Ao mesmo tempo, podemos estar bem ao lado de um grande meditador que vivencia o céu, a terra pura, sem que nós mesmos enxerguemos isso.”
Abaixo, o vídeo em português narrado por Mirna (5min49seg):
Nando, que sicronicidade, você complementou com comentários do meu lama raiz, Chagdudu Tulku Rinpoche!
Olá,
somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com
Um abraço,
Ahow! Comunicação