Aula de “falta de auto-confiança adquirida”

O negócio em inglês se chama “Learned Helplessness“, tipo “Dasamparo (psicológico) aprendido“. Ou seja, você aprende a se frustar consigo mesmo e ficar sem ação porque já passou por isso antes (e não foi bom) — como se já soubesse que iria falhar. É uma “falta de auto-confiança adquirida” e até aqui nenhuma grande novidade, acontece toda hora, com eles, comigo, com você, com todo mundo. A professora Charisse Nixon, Ph.D Developmental Psychologist na Penn State Erie, é especialista em crianças e adolescentes, mas esse é um desequilíbrio geral. E pode resultar, segundo seus especialistas, em depressão clínica e desequilíbrios mentais. Mas, “normalmente”, fica só nesse âmbito de baixa auto-estima pessoal com alguns distúrbios de comportamento social. O interessante é que a profa. Nixon conseguiu testar isso de maneira bem simples em sala de aula:

(via via)

Este post foi escrito por

Sobre o autor Psicoterapeuta Gestalt e jornalista, Nando Pereira é autor do livro "Para Abraçar a Prática" (240pp, 2019) e coordenador da Mentoria de Meditação, "30 dias para transformar sua prática".

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, class 'ZeroSpam\Modules\Comments\Comments' does not have a method 'enqueue_davidwalsh' in /home/nandop/public_html/aloha/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287