Testando cenários para a agricultura orgânica

Se uma cultura orgânica não pode, por definição, ser mega, ou talvez possa mas até um limite notavelmente menor que a agricultura atual (porque grandes escalas requerem controles artificiais e de alta tecnologia, com agrotóxicos, máquinas, e depois mantidos em freezers, com preservantes e embalados com longas datas de validade), o seguinte cenário é possível:
♣ Os produtos orgânicos do interior da Inglaterra alcançarão no máximo o interior da Inglaterra, a Inglaterra inteira ou os países da fronteira, reduzindo exportação e vendas (inclusive via Internet).
♣ Além de mais frescos, menos alterados e menos poluídos, esses produtos conterão a sabedoria indiana que diz que “tudo que cresce perto de você é bom para você”.
♣ Haverá equilíbrio de preços, porque ao mesmo tempo em que a produção será menor, o transporte será barato e os produtos não terão acréscimo de estabilizantes e preservantes artificiais.
♣ O turismo ficará mais “orgânico“, porque muitos produtos só serão encontrados em algumas regiões, o que aumentará o interesse e o valor dessas regiões (como as feiras do Mediterrâneo).
♣ Se não diminuir a morte e o consumo de vida animal, ao menos melhorará a qualidade de vida deles.
♣ O mercado de informações botânicas e de saúde substituirá o mercado de tecnologia de tratores, pesquisas de agrotóxicos e índices de safra.
♣ A cultura do lucro e do crescimento capitalista será substituída por um foco em qualidade de vida e promoção da saúde, com decréscimo eventual da competição patológica.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Remissão”, Mário Quintana.
“REMISSÃO”. Por Mário Quintana. “Naquele dia fazia um azul tão límpido, meu...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *