12 livros de auto-conhecimento que podem mudar uma vida (e já mudaram várias)

No final do ano passado, o Dharmalog fez uma pequena pesquisa, usando apenas o Facebook, com a seguinte pergunta: Que livro de auto-conhecimento mudou sua vida? Foram mais de 300 respostas em uma semana e os resultados sintetizados estão abaixo — embora o melhor seja visitar o post e ler cada sugestão, pois neste caso não é a quantidade que importa, e sim a qualidade, cada resposta dada. Lembrando que os livros não são exatamente sugestões de leitura (embora sejam ótimas para isso) e sim títulos que as pessoas leram e que disseram ter mudado suas vidas.

O campeão de citações foi “O Poder do Agora” (32), de Eckhart Tolle, que também teve “Um novo mundo: O despertar de uma nova consciencia” (9) bastante citado (terceiro no ranking). Os dois livros juntos venderam mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, e foram traduzidos para 48 línguas.

O segundo colocado foi “Autobiografia De Um Iogue“, de Paramahansa Yogananda, com 11 citações. “Onde Existe Luz“, também de Yogananda, recebeu uma citação.

O quarto colocado foi “Sidarta“, de Herman Hesse, com 7 citações. Em seguida, “A Arte da Felicidade“, do XIV Dalai Lama.

Os outros colocados estão bastante distribuídos, mas há citações de alguns autores mais evidentes, como Osho (“Antes Que Você Morra”, “O Livro do Ego”, “Vida, Amor e Riso”, “Eu Sou a Porta”, “Aprendendo a Silenciar a Mente”, “A Semente de Mostarda”, “Harmonia Oculta”), Neale Donaldh Walsch (“Conversando Com Deus”), Deepak Chopra (“Saúde Perfeita”, “Buda”,”Como Conhecer Deus” e “Os Sete Princípios da Realização Pessoal”), Pema Chödron (“Quando Tudo Se Desfaz”, “Os Lugares Que Nos Assustam” e “Comece Onde Você Está”), Jiddu Krishnamurti (“Reflexões Sobre a Vida”, “Comentários sobre o Viver”, “A Eliminação do Tempo Psicológico”, “Viagem Por Um Mar Desconhecido” e “Liberte-se do Passado”), Alan Kardec (“O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”). Além desses autores, alguns livros também apareceram com frequência, como o “Tao Te King” (Lao Tse), o “Bhagavad Gita” e “Um Curso em Milagres“.

Alguns autores brasileiros também apareceram, como o Professor Hermógenes (“Mergulho na Paz”, “Yoga Para Nervosos”), Sri Prem Baba (“Amar e Ser Livre”), Divaldo Franco (“O Homem Integral”, “Vencendo a Depressão”), Lama Padma Samten (“Meditando a Vida”), Lama Michel (“Coragem para Seguir em Frente”), Bel Cesar (“O Livro das Emoções”), Augusto Cury (“O Futuro da Humanidade”, “Nunca Desista dos Seus Sonhos”), entre outros.

Para sintetizarmos em 12 principais títulos, de acordo com os resultados (algumas adaptações, e a inclusão de pelo menos um autor brasileiro), são elas:

1 – O Poder do Agora (Eckhart Tolle)
2 – Autobiografia de Um Iogue (Paramahansa Yogananda)
3 – Um Novo Mundo – O Despertar de Uma Nova Consciência (Eckhart Tolle)
4 – Sidarta (Herman Hesse)
5 – A Arte da Felicidade (Dalai Lama)
6 – Antes Que Você Morra (Osho)
7 – Conversando Com Deus (Neale Donald Walsch)
8 – Buda (Deepak Chopra)
9 – Tao Te King (Lao Tse)
10 – Reflexões Sobre a Vida (Jiddu Krishnamurti)
11 – Quando Tudo Se Desfaz (Pema Chödron)
12 – Meditando a Vida (Lama Padma Samten)

Para ver o post com as respostas na íntegra, clique aqui.

Muito obrigado a todos que participaram! Muitas pessoas já demonstraram gratidão pelos títulos que descobriram e começaram a ler por causa desta lista.
Os que não participaram e quiserem responder à pesquisa, por favor usem o espaço de comentários neste post. Tenho certeza que servirá a muitas pessoas!
More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
The USA has gone mad*
O artigo onde John Le Carré escreve o diálogo usado por Eduardo...
Read More
Join the Conversation

23 Comments

  1. says: Ticiana

    Poxa. Dos 12 li 5, mas alguns não consegui terminar ainda. Que bacana! E que pena não ter tantos autores brasileiros. Boa sacada do blog nos atentar a isso.

  2. says: Ticiana

    Eu gosto muito de ler, apesar de achar que leio pouco. Mas o que ficou muito na minha memória por ter me dado um “start”, uma compreensão diferente da vida, foi o Tao da Física, do Fritjof Capra.
    Que o Dharmalog continue nos trazendo mais e mais conhecimento.
    Namastê _/\_

  3. says: Jessyca

    Budismo – Psicologia do Autoconhecimento.
    Autores: Dr. Georges da Silva e Rita Homenko.
    Livro objetivo, didático, esclarecedor. Maravilhoso!!!

  4. says: Tasso Assunção

    Excepcionais, não podem ficar de fora da lista: “A Primeira e Última Liberdade” e “O homem e seus Desejos em Conflito”, de Jiddu Krsihnamurti; “Inocência, Conhecimento e Encantamento” e “Além das Fronteiras da Mente”, de Osho; e “Em Harmonia com a Natureza” e “El Silencio Habla”, de Eckhart Tolle.

  5. says: Eliana Grassmann

    A Profecia Celestina, de James Redfield, esse livro me fez pensar muitas vezes que por mais que tenhamos nossos destinos, existe um mundo superior que nos mostra sinais toda hora, e que se estivermos sintonizados, podemos percebe-los e trazer pra voz de nossa consciência.

  6. says: yara

    “Histórias que curam – conversas sábias ao pé do fogão” Rachel Naomi Remen

    Médica psico-oncologista americana, trabalha há década como médica para famílias e comunidades na Universidade da Califórnia, São Francisco. Narra a jornada autotransformadora da autora começando com seu histórico pessoal e familiar, formação em medicina, carreira e atendimento a pacientes muitas vezes com diagnósticos fatais. A busca por uma sabedoria que a leva a quebrar barreiras e verdades disseminadas na medicina.

    Deepak Chopra diz sobre ela: “A dra. Rachel Naomi Remes é pioneira em medicina do futuro. Mostra como os médicos podem vir a ser curadores, não permanecendo simples técnicos do corpo humano e transformando-se em alquimistas da alma.”

    Sem dúvida um dos livros mais tocantes que li

  7. says: Tatiana da Silva Lucas Tavares de Lima

    O livro tibetano do viver e do morrrer – Sogyal Rinpoche
    Psicologia do Budismo – citado anteriormente

  8. says: Jéssica Bezerra

    A Sutil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson

    O título pode parecer besta, mas a leitura é muito sério. Recomendo Bastante!

  9. says: cyntia sampaio

    Um grande amigo sugeriu que eu lesse Um Curso em Milagres. Um livro de estudos que mudou totalmente a maneira de observar minha vida!!! Indico a todos que fazem perguntas, procuram respostas e acreditam que há mais do que tentamos perceber!

  10. says: Rosana Tiezzi

    Sidarta, Herman Hesse. Fernão Capelo Gaivota. Você Pode curar sua vida, Louise Jay. A Profecia Celestina- todos, especialmente o Guia de estudos. Não absorvi muito bem o último, Shambala. A Verdadeira Magia, Wayne Dyer. Um Curso em Milagres (fazer o curso ajuda muito).

  11. says: Jaque

    Que ótimo ler isso, estou lendo o UCEM e fazendo os exercícios e resolvi fazer uma pesquisa na internet sobre a visão Unicista, depois de muita procura, encontrei este site espetacular e cheio de conteúdos… Com certeza o teu comentário que afirmou que estou no caminho certo. Gratidão.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *