Rupert Spira e Deepak Chopra: o difícil problema da consciência [VÍDEO]

Um dos capítulos do novo livro do professor inglês Rupert Spira é chamado “O Difícil Problema da Consciência” (the hard problem of consciousness, uma expressão conhecida no mundo científico e filosófico para tratar desse problema específico), mas o objetivo do livro é tornar esse assunto que “às vezes parece complexo, obtuso e intelectual em algo fácil de entender a partir da própria experiência”, segundo palavras do próprio Spira. Num encontro com o popular autor indiano Deepak Chopra, que escreve o prefácio do livro (e também trata do problema da consciência em alguns de seus outros livros), gravado em vídeo e divulgado esta semana, os dois falam do problema da consciência e de como tratá-lo do ponto de vista da ciência, se é que é possível — algo que o próprio Chopra vem tentando fazer, mas sem muito sucesso. A conversa de 9 minutos segue abaixo, com legendas automáticas em português (que precisam ser acionadas no controle do vídeo, mais instruções abaixo).

O livro de Spira se chama “The Nature of Consciousness” (em português, ainda não editado, “A Natureza da Consciência”) e questiona de maneira simples mas convicente o paradigma materialista ainda vigente. Spira diz que vivemos na crença de que o universo é feito de “mente e matéria“, mas que nenhum cientista ainda explicou como a consciência deriva da matéria. “Estranhamente, o fato de que não há evidência para esse fenômeno não é tomado como significante o suficiente para dissuadir a maioria dos cientistas e filósofos de suas convicções de que a consciência é derivada da matéria, apesar de que mais e mais deles estão começando a questioná-la. A maioria ainda acredita que com os avanços em Neurologia, os correlatos neurais da consciência e os meios pelos quais ela é derivada do cérebro mais cedo ou mais tarde serão descobertos”.

Mas muito além de se restringir a um debate acadêmico, Spira quer mostrar que essa questão paradigmática tem tudo a ver com nossas vidas, com nosso dia a dia, com nossa infelicidade aparentemente perpétua e nossas crises contemporâneas. “Espero que este livro mostre claramente que o paradigma materialista é uma filosofia de desespero e conflito, e que, como tal, é a causa raiz da infelicidade sentida pelos indivíduos e da hostilidade entre comunidades e nações”, diz ele, no primeiro capítulo.

O vídeo segue abaixo. Para ativar as legendas, clique (1) primeiro no ícone de Closed Captions (cc) e depois (2) no ícone das configurações para ativar a Auto-Tradução, seleciona Português.

Para saber mais de Rupert Spira, acesse o site oficial rupertspira.com.
Para adquirir o livro “The Nature of Consciousness“, confira na Amazon.
Para ler uma amostra em inglês, veja esse PDF.

//////////

Assuntos desse conteúdo
, , ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *