Perguntas ao Dalai Lama [1]: vida cotidiana sem apego, verdadeira felicidade, e percepção vs realidade [VÍDEO]

Esse pequeno trecho de perguntas ao XIV Dalai Lama aconteceu em 11 de julho de 2008, nos Estados Unidos, num evento onde se ensinou “O Grande Tratado dos Estados no Caminho da Iluminação (Lam Rim Chen Mo)”, uma das jóias mais brilhantes da literatura sacra universal, concluída em 1402 pelo Lama Tsongkhapa. Entre os principais temas respondidos pelo Dalai Lama, estão o desapego na vida cotidiana, a definição da verdadeira felicidade e a diferença entre percepção e realidade. Um pequeno sumário das três respostas segue abaixo.

Junto do Dalai Lama é possível notar a presença de alguns lamas e estudiosos budistas, como o professor Robert Thurman e o monge Bhikkhu Bodhi, que aparecem ao lado de Geshe Thupten Jinpa, principal tradutor do Dalai Lama desde 1985.

Algumas das perguntas:

Como viver na vida cotidiana sem se apegar? Dalai Lama fala do tipo de apego, e de não confundir apego com engajamento, que é necessário na vida em relação aos outros seres humanos. Complementa citando textos e mestres, como Nagarjuna, onde a palavra apego está presente mesmo na realização da sabedoria, igualmente no sentido de engajamento compassivo.

Como você define verdadeira felicidade? Dalai Lama cita as Quatro Nobre Verdades e diz que a felicidade não está só no contexto de um sentimento positivo, mas na ausência do sofrimento (insatisfação) e de suas causas. Uma felicidade mais duradoura. Uma “satisfação profunda”, como ele menciona. Uma satisfação mais no nível mental, que tem a ajuda da consciência, pois sem ela as satisfações mentais são muito passageiras.

Você diz que nos relacionamos com os eventos baseados em nossas percepções, e não na realidade, que temos que diferenciar ambos. Como vamos conhecer a realidade e não ser influenciados por nossas percepções? Dalai lama fala de realidade e aparências, e dos diferentes ângulos e dimensões da realidade. A investigação, assim, é essencial, ele diz. Através da investigação se reduz a diferença entre percepção e realidade.

O vídeo está abaixo, falado em original tibetano pelo Dalai Lama, traduzido para o inglês por Geshe  Thupten Jinpa e legendado em espanhol por José Garcia.

//////////

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *