Trailer do documentário “Awake”, sobre a vida e os ensinamentos do iogue Paramahansa Yogananda

O grande místico iogue indiano Paramahansa Yogananda (1893-1952) ganhou este ano um documentário sobre sua vida, “Awake – The Life of Yogananda” (87min, CounterPointFilms, 2014) que já está rodando em festivais pelo mundo e cujo trailer segue abaixo, original em inglês. Autor do clássico livro “Autobiografia de Um Iogue” (1946, no Brasil pela Lotus do Saber), Yogananda foi um dos principais mestres de Kriya Ioga e é considerado um precursor da vinda do Ioga para o Ocidente, nos Anos 20, tornando-se uma inspiração fundamental para a vida de vários líderes, artistas e interessados no caminho espiritual.

O documentário tem participações e depoimentos antigos como os de George Harrison e Deepak Chopra, e mistura cenas raras de Yogananda com encenações. O filme é dirigido por dois nomes já indicados ao Oscar e a prêmios do Sundance Festival: Paola de Fiori (Speaking In Strings, 1999) e Lisa Leeman (One Lucky Elephant, 2010), a segunda vencedora de um dos troféus do Sundance em 1990 por “Metamorphosis: Man Into Woman”.

O filme tem um site oficial, em www.awaketheyoganandamovie.com.

O filme também tem uma página no Facebook: www.facebook.com/awakeyogananda.

Para conhecer mais sobre Paramahansa Yogananda, conecte-se com a Self-Realization Fellowship. Há vários grupos locais no Brasil, como Florianópolis (srf-florianopolis.org), Brasília (srfbrasilia.org), Rio de Janeiro (riosrf.org), Belo Horizonte (yogananda-srfbh.org), São Paulo (srfsaopaulo.com.br), Campinas (srf-campinas.com.br), Goiânia (srfgoiania.org), Porto Alegre (yogananda-srfpoa.com.br), Fortaleza (srffortaleza.org) e outros.

Segue o trailer (2min31seg):

//////////

Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

5 Comentários

  • Parabéns pelo post, Nando Pereira!

    Estou ansioso para assistir a esse documentário sobre a vida do iogue Paramahansa Yogananda. É merecido. Sua vida, como a de todas as grandes almas, foi muito intensa espiritualmente. Além desse aspecto, Yogananda tratava de todos os assuntos práticos e filosóficos da vida com maestria. Ele conciliava sua busca por Deus com os diversos afazeres: compondo poemas e músicas, escrevendo sua autobiografia e vários outros livros; palestrou em quase todo o mundo, jardinava, cozinhava e vivia intensamente, sempre ancorado na sua relação mais íntima com sua Mãe Divina e com seu guru.

    Ao escrever sua “Autobiografia de um Iogue”, ele não apenas compartilhou conosco nuances de sua consciência espiritual, mas nos revelou o seu olhar sobre a Índia, sua terra natal.

    Gostaria de fazer uma observação quanto à menção que você fez do livro “Autobiografia de um Iogue”. A versão que é vendida pela editora Lótus do Saber não é completa. Ela é apenas uma tradução da primeira edição (de 1946). Em 1951, Yogananda corrigiu várias passagens do livro e, inclusive, incluiu um novo capítulo. A “Autobiografia de um Iogue” oficial e completa pode ser adquirida aqui no Brasil mesmo, pela própria Self-Realization Fellowship, que distribui a obra completa de Yogananda através da Distribuidora Omnisciência.

    Parabéns pelo site e por todo esse material tão rico que vocês compartilham!

  • Olás, Nando e Axel,

    Agradeçida pelo post, Nando e agradecida também pelo comentário do Axel, especialmente sobre o fato de haver uma versão completa de “Autobiografia de um Iogue”.
    Abraços aos dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *