Respirando conscientemente e tornando uma tangerina real, com Thich Nhat Hanh: “A respiração consciente torna tudo real”

O monge zen vietnamita Thich Nhat Hanh é praticamente um dos maiores embaixadores da respiração consciente e de todo o viver consciente (que no Ocidente está popularizado como “mindfulness“) e mais uma vez ele traz seus ensinamentos num vídeo curto abaixo (4min), singelo e benéfico para nosso modo apressado, multitarefado e dormente de viver. Primeiro, ele usa um exemplo de simplesmente comer uma tangerina, curtindo cada gomo, cada momento, depois do café, do abraço, e então volta às tangerinas. Mas sempre vivendo “em contato com a maravilha da vida“. Isso não é nenhuma novidade, já se fala há milênios no Zen de beber nosso chá de maneira viva e consciente, e já falamos do próprio Thay citando o ato de lavar os pratos com presença integral, mas como a gente não aprende fácil, ele está aqui de novo.

“Ponha uma tangerina na palma da sua mão, respire para torná-la real, veja a tangerina como a flor, com o por do sol e a chuva sobre ela, e a pequena fruta, e então a fruta maior, a cor, e você nota quão maravilhosa é uma tangerina. Você tem que estar em contato com a maravilha da vida e as maravilhas da vida estão em todo lugar ao redor de você e dentro de você mesmo. Mas porque você é possuído pelas horas, pelas preocupações, nossas ansiedades, nosso pensar, nós perdemos a vida, perdemos a maravilha da vida, nós não só perdemos a flor, também perdemos o céu azul, as nuvens, os rios claros, as tangerinas, a pequena criança, perdemos tudo. E umas das maneiras de recuperá-las é voltar para o momento presente, à respiração consciente.”
~ Thich Nhat Hanh

As legendas em português devem vir ativadas automaticamente, mas caso não apareçam, selecione-as no controle que está na parte inferior do vídeo (“Select Language”). Caso o vídeo não apareça, recarregue esta página ou tente este link alternativo.

//////////

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

2 Comentários

  • Thich Nhat Hanh, o nosso querido Thay, exala lucidez, clareza e amor por todo o seu ser. Ele prova que é possível estar desperto de de momento a momento. Maravilhoso !…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *