Por uma vida longa: a revolução da tecnologia médica pessoal em 3 novos aparelhos para auto-monitoramento

A revolução da saúde e da medicina pessoal está se aproximando cada vez mais com a chegada de projetos que unem a tecnologia de sensores, smartphones e os sites de financiamento coletivo (crowdfunding), como Kickstarter e IndieGogo, e prometem contribuir para uma vida humana mais longa e saudável: os 3 projetos selecionados abaixo mostram como já é possível monitorar índices importantes da saúde pessoal como batimento cardíaco, respiração, oxigênio no sangue, sono (ruído, movimento, ritmo, ronco), temperatura corporal, pressão sanguínea, nível de estresse e vários outros, com aparelhos a preços acessíveis. Um deles, o sensor pessoal chamado Scanadu, foi o responsável pelo maior financiamento coletivo de um projeto de saúde já feito na Internet, chegando a arrecadar mais de um milhão e seiscentos mil dólares (mais de 16 vezes a meta inicial de U$ 100.000).

Com menos de 200 dólares, é possível entrar no grupo de financiamento coletivo e/ou comprar diretamente do fabricante qualquer um dos três aparelhos selecionados abaixo. O Beddit custa U$ 99, o Angel pode ser adquirido por U$135 (embora tenha sido vendido para os primeiros financiadores a U$ 99) e o Scanadu por U$ 199.

A Philips recentemente anunciou um prêmio de U$ 100.000 em conjunto com o Indiegogo para um concurso de Inovação na Saúde, mas o que são U$ 100.000 perto dos U$ 1.600.000 conquistado pelo Scanadu? O Beddit, que ainda está aberto para financiadores, já atingiu sua meta com sobras: pediu U$ 80.000 e já ultrapassou U$ 400.000. O Angel, cujo financiamento termina no próximo dia 1º de novembro, pediu exatos U$ 100.000 e já conseguiu mais de 50% deste valor.

OBS.: Apesar da maravilha e dos avanços que a tecnologia está permitindo à nossa saúde, e com ela à nossa vida (qualidade e longevidade, principalmente), esse avanço é relativo a uma esfera da existência humana e não substitui aspectos do viver e do auto-conhecimento que estão muito além de aparelhos e monitoramentos — e que necessitam nosso desenvolvimento e aprofundamento. Como disse recentemente o filósofo Luis Felipe Condé, não podemos viver num mundo “sob a tutela da obsessão pela felicidade científica calculando calorias”. Dito isto, vamos às maravilhas tecnológicas.

Seguem abaixo os 3 projetos destacados (e depois mais alguns, apenas com os links):

1. SCANADU. “O primeiro tricoder médico”.

O Scanadu Scout™ é um escaneador (como se fosse um estetoscópio) que possui sensores quem lêem sinais vitais e os enviam para seu smartphone, e podem ser compartilhados com seu médico. O monitoramento ativo pode trazer insights em como pessoas, lugares, atividades, comidas, bebidas e medicamentos afetam seu corpo e seus índices. O sensor pode medir batimento cardíaco, temperatura da pele e do corpo, oximetria, taxa respiratória, pressão sanguínea, ECG e estresse emocional.

» Site oficial do Scanadu (scanadu.com)
» Página do Scanadu no Indiegogo.

 

2. ANGEL. “O primeiro sensor de saúde e forma com tecnologia aberta”.

O Angel é uma pulseira que é sensor e monitor ao mesmo tempo, cujo diferencial é ser feito com tecnologia aberta para que programadores possam criar aplicativos e instalar nele. Através de sensores acústicos, óticos, de aceleração e temperatura, o Angel pode medir inicialmente batimentos cardíacos, temperatura da pele, oxigênio no sangue e atividade física (calorias, passos, qualidade do sono, tipo de movimento, etc). A possibilidade que os aplicativos independentes trazem torna a capacidade deste aparelho virtualmente imprevisível.

» Site oficial do Angel (angelsensor.com)
» Página do Angelo no IndieGogo

 

3. BEDDIT. “Monitor automático de sono e bem-estar”.

O Beddit é uma “fita” sensor que é colocada em cima do colchão (embaixo do lençol) e monitora toda a atividade do sono, com capacidades incríveis como: gravar ritmos circadianos (quando dorme, quando acorda), alarme, estrutura do sono (sem movimento, com movimento), respiração, ronco, barulho e luz no ambiente, condição física, batimentos cardíacos, latência do sono (tempo que leva pra dormir), etc. Como o Angel e o Beddit, a quantidade de insights de qualidade e estilo de vida, de saúde, de hábitos e de possíveis necessidades médicas que um aparelho destes permite é enorme.

» Site oficial do Beddit (beddit.com)
» Página do Beddit no Indiegogo

Outros aparelhos semelhantes, alguns deles ainda podem receber investimentos no Kickstarter ou Indiegogo:
» Hexoskin: The first wearable movement, respiration, and heart activity tracker.
» W/Me: Get to know your inner-self
» Misfit Shine: an elegant, wireless activity tracker.
» Remme: sleep mask to help you go in to lucid dreaming.
» Bia: Multi-Sport GPS Sports Watch with SOS Safety Alert.

///////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Muitos dos jovens hoje estão viciados em coisas superficiais”, Cornel West por justiça, verdade e amor
WordPress › Error

There has been a critical error on this website.

Learn more about troubleshooting WordPress.