Zen, o filme que retrata a vida do mestre japonês Dogen, na íntegra agora com legendas em português [VÍDEO]

O filme Zen (2009), que busca remontar a vida de um dos maiores filósofos e mestres do Zen-Budismo, fundador da Escola Zen Soto no Japão, Mestre Dogen (1200-1253), e que já foi divulgado aqui ano passado no original falado em japonês e mandarim mas com as legendas em espanhol, já tem uma versão no YouTube com legendas em português (serviço da sangha Daissen ji, de Florianópolis-SC), e que segue na íntegra mais abaixo (2h6min). Mestre Dogen deixou grandes ensinamentos como o celebrado Sh?b?genz?, ou “Tesouro do Olho do Dharma Verdadeiro”, obra com 95 capítulos sobre a prática do zen e da iluminação (a tradução em português pelo monge Marcos Beltrão, também da escola Soto Zen, pode ser adquirido em versão digital aqui).

Para saber mais sobre o filme, veja o post original.

Mãe de Dogen – Pergunto-me se é realmente possível chegar ao paraíso.
Dogen – Não sei a resposta. Mas creio que seja inútil querer alcançar o paraíso após a morte.
Mãe – Creio que o único paraíso, que eu jamais encontrei, foi esse tempo aqui, ao seu lado. Aqui e agora é o paraíso.
Dogen – Você está certa, mãe. Temos que criar o paraíso aqui na Terra.
Mãe – Mas se este é o paraíso, porque as pessoas devem lutar contra as doenças, além de sofrê-las, incapazes de escapar à dor da morte? Monju, quero que você encontre uma maneira de superar todo este sofrimento.
~ trecho de “Zen” (2009)

Segue o filme na íntegra abaixo. Com agradecimentos a Lucas Seigaku (tradução), Meihô Genshô (revisão) e Michel Seikan (legendas).

//////////