O Livro Egípcio dos Mortos, ou “Livro de Sair Para a Luz”: programa de 1h30 conta história do antiquíssimo livro [V͍DEO]

Como continuação do post que tratava do documentário sobre “O Livro Tibetano dos Mortos”, do diretor Barrie McLean, de 1994, segue abaixo um programa de tevê transmitido pelo History Channel que conta a história resumida de outro célebre livro escrito para a viagem pós-morte: “O Livro Egí­pcio dos Mortos“, ou “Livro dos Mortos“, ou ainda “O Livro de Sair para a Luz“, documento que tem seus primeiros relatos de surgimento por volta de 1.600 AC e que foi descoberto na idade moderna na cidade de Tebas, Egito, em 1887 DC. Apesar da semelhança do título com o “Livro Tibetano dos Mortos”, o Livro Egípcio era mais um compêndio de instruções morais, magias e orações que era colocado junto do morto mumificado com a intenção de ajudar o espírito em sua migração pós-morte.

O programa de 1h30min do History Channel – intitulado “The Egyption Book of the Dead” (O Livro Egípcio dos Mortos) – contém depoimentos de autores, professores, especialistas em Antropologia e Egiptólogos, além de dramatizações que ajudam a entender a origem e a história do livro. Segundo o programa, mais de 25 mil cópias do Livro Egípcio dos Mortos já foram encontradas pelos arqueólogos, de períodos que variam de 1.500 antes de Cristo ao século IV depois de Cristo. O mais famoso é o Papiro de Ani, escrito por volta de 1.250 A.C., e que contém  65 orações e encantamentos e mis de 150 ilustrações coloridas, e hoje está aberto à visitação no British Museum de Londres.

As três primeiras das nove partes, todas dubladas em português na fonte, seguem abaixo (10min cada), com as seguintes podendo ser assistidas no YouTube. Há uma versão integral do mesmo programa (de 1h29min) no YouTube, mas com qualidade de imagem inferior, neste link.

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

//////////

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *