Como meditar: técnicas básicas de meditação para serenar a mente, pelo mestre budista Thubten Lhundrup [VÍDEO]

A experiência mais comum para quem medita pela primeira vez é a percepção do quão tumultuada é nossa mente“, começa o mestre budista Thubten Lhundrup (Chris McGlone), diretor do Thubten Shedrup Ling Monastery, localizado na cidade de Bendigo, no Sul da Austrália, nesse vídeo de 8min sobre a prática da meditação, com especial foco para iniciantes que querem aprender a meditar. Mais até do que ensinar a postura e a atitude durante a meditação, Thubten Lhundrup faz observações vitais sobre fatores que levam muitas pessoas a desistirem antes mesmo de tentar, como a falta de paciência, as distrações e a frustração de sessões não tão boas (além da depedência da saúde e o cansaço físico, por exemplo). Com calma, explica o método básico da meditação e fala de detalhes do processo, transmitindo o conhecimento budista a respeito da prática de maneira simples e acessível a todos. O vídeo é dividido em partes como “O Ambiente da meditação“, “Como Meditar“, “Meditação sobre a Respiração” e “Distrações“.

“Verdadeiramente, é da meditação que surge a sabedoria. Sem meditação a sabedoria se desvanece. Sabendo desse caminho duplo de ganho e perda, que a pessoa se conduza de forma que a sabedoria aumente.”
~ O Buda, no Dhammapada

A tradução do vídeo é de Carlos Iafelice Junior, a quem agradecemos pela disponibilização.

Segue o vídeo (legendas automáticas em português):

/////////

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

8 Comentários

  • Dos diversos vídeos que já assisti sobre o tema este é o mais inspirador, pela sua simplicidade e por falar de experiências que nós, os iniciantes,conhecemos bem.Entendemos assim, que são dificuldades que ocorrem não somente á nós,mas á todos que iniciam nesta prática.É um estímulo para persistirmos!
    Obrigada!

    • Exatamente por isso gostei desse vídeo também, Graça. Me parece realista e prático o suficiente para falar a muita gente que está olhando a meditação ainda meio de longe, esperando um momento pra se aproximar.

      Namastê!
      Nando

  • Eu sempre quis aprender meditação. Hoje tive oportunidade de saber mais sobre o assunto.E aqui, eu encontrei a técnica, achei fácil o exercício, e agora com a ajuda desse vídeo,vou começar a praticá-la. Espero que me esforce para conseguir o resultado esperado: Paz interior.

  • Agradeço a generosidade do dharmalog publicar um vídeo tão simples e, ao mesmo tempo, tão claro para quem, como eu, está iniciando técnicas de meditação. Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *