Dilgo Khyentse Rinpoche e a lição da Milarepa para a vida: Não ter nada do que se arrepender quando morrer”

Milarepa disse: “Minha religião é não ter nada do que se arrepender quando morrer”. Mas a maioria das pessoas não dá nenhuma importância a essa maneira de pensar. Fingimos ser muito calmos e controlados, cheios de palavras doces, para que as pessoas comuns — que não conhecem nossos pensamentos — digam: “Esse é um verdadeiro bodisatva”. Mas é apenas nosso comportamento externo que elas veem.

 

A coisa importante a fazer é não realizar qualquer coisa que possamos nos arrepender depois. Portanto, precisamos nos examinar honestamente.

 

Infelizmente, nosso apego ao ego é tão grosseiro que, mesmo se tivermos sim alguma pequena qualidade, pensamos que somos maravilhosos. Por outro lado, se temos algum grande defeito, nem mesmo percebemos. Há um ditado que diz: “No pico do orgulho, a água das boas qualidades não permanece”.

 

Então, devemos ser muito meticulosos. Se, após examinarnos completamente a nós mesmos, pudermos colocar as mãos no coração e honestamente pensar: “Minhas ações estão todas corretas”, então isso é um sinal de que estamos ganhando alguma experiência no treinamento da mente.

 

Devemos então ficar contentes que nossa prática tem ido bem e nos determinar a fazer ainda melhor no futuro, assim como fizeram os bodisatvas de outros tempos. Com todos os meios devemos gerar antídotos cada vez mais, agindo de modo a estar em paz com nós mesmos.

~ Dilgo Khyentse Rinpoche“Enlightened Courage”, cap. 5

Do site darma.info (licença de uso BY-NC-SA Creative Commons), precioso trabalho dedicado à divulgação do conhecimento para pessoas interessadas no Budismo, com “trechos de livros e escrituras, principalmente do budismo tibetano”. Há mais de uma dezena de textos específicos de Dilgo Khyentse Rinpoche lá, todos em português.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Possibilianismo: neurocientista David Eagleman cria posição para os que acreditam no ainda não-descoberto [VÍDEO]
WordPress › Error

There has been a critical error on this website.

Learn more about troubleshooting WordPress.