O mundo não acabou, e o mundo é maravilhoso: os céus vistos dos Alpes suíços em time-lapse HD (VÍDEO)

O mundo não acabou e Proust tem razão, numa mensagem de 1922 para 2012. Abaixo, primeiro, a história compartilhada pelo amigo jornalista Maurício Oliveira hoje numa rede social, que traz a resposta do escritor francês Marcel Proust (Em Busca do Tempo Perdido) a uma pergunta baseada na hipótese de que um cientista acaba de anunciar o fim do mundo. “Não deveríamos precisar do cataclismo para amar a vida hoje“, diz Proust. Depois, na sequência, um vídeo selecionado pela equipe do Vimeo, “Helvetia’s Dream“, criado e produzido pelo fotógrafo suíço Alessandro Della Bella, com fantásticas imagens dos céus vistos dos Alpes Suíços, usando efeitos como super-exposição de luz, time-lapse e filmados em alta definição.

//////////

A RESPOSTA DE PROUST

No verão de 1922, um jornal formulou uma pergunta particularmente complexa para seus colaboradores. “Um cientista americano anuncia que o mundo vai acabar, ou pelo menos que uma grande parte do continente será destruída, e de maneira tão repentina que a morte será certeira para centenas de milhões de pessoas. Em sua opinião, caso se provasse verdadeira, que efeitos essa previsão causaria sobre as pessoas entre a confirmação da notícia anteriormente mencionada e o momento do cataclismo? Por fim, no que lhe diz respeito, o que o senhor ou a senhora faria nessas últimas horas?”

Eis a resposta de Proust:

“Acho que, de repente, a vida nos pareceria maravilhosa se estivéssemos ameaçados de morte como o senhor diz. Pense em quantos projetos, viagens, casos de amor e estudos a vida oculta de nós, tornando-os invisíveis por causa da nossa preguiça, que, certa de um futuro, adia-os incessantemente.

Mas, sob a ameaça da impossibilidade eterna, tudo isso voltaria a ser lindo! Ah! Se o cataclismo não acontecer desta vez, não deixemos de visitar as novas galerias do Louvre, de nos jogar aos pés da Srta. X, de fazer uma viagem à Índia.

O cataclismo não acontece e deixamos de fazer tudo isso porque voltamos ao âmago da nossa vida normal, no qual a negligência arrefece o desejo. Mas não deveríamos precisar do cataclismo para amar a vida hoje. Seria suficiente pensar que somos humanos e que a morte pode acontecer esta noite.”

//////////

HELVETIA’S DREAM (3min16seg)

O autor Alessandro Della Bella pede atenção especial aos seguintes pontos no vídeo:

0:46 o trilho brilhante de um meteoro acima da Montanha Tijerflue Mountain, em Arosa, em dezembro de 2010, que ficou visível por 20 minutos.
1:14nuvens acima do Lago Genebra
1:36 na extrema esquerda: escaladores encaram o imprevisível Eiger Nordwand.
1:44 A Via Láctea aparece acima da pedra Donkey em Pilatus.
1:58 proximidade de tratores provocam as luzes na Montanha Fronalpstock
2:21 o vento muda o reflexo da Montanha Säntis Mountain em Seealpsee.
2:35três amostras das órbitas das estrelas.
2:49 lua crescente nova, não cheia, sobre Pilatus.

//////////

Texto compartilhado por Maurício Oliveira.

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

8 Comentários

  • BB a 24 quadros (*) fez uma colocação bem interessante:

    nao-perca-tempo-com-o-que-nao-presta/

    Assunto de 9 em cada 10 mesas de buteco, as interpretações feitas em pinturas de ruínas da cidade de Xultún, na Guatemala, se tornaram temas de filosóficas discussões. O fim do mundo do futebol, o fim do mundo da política brasileira, o fim do mundo da educação. De maias a malas, surgiram especialistas e historiadores explicando, tentando dar ar de ciência à crendice.
    Dou um humilde conselho, que pra mim funcionou bem antes do fim do mundo. Imagine prá vc um mundo totalmente novo, a partir deste dia 21, um mundo em que você não perderá tempo com o que não presta. Você verá que um raio de luz do centro da galáxia irá impactar o seu Sol , mudando sua polaridade e gerando efeitos devastadores dentro da sua alma.

    Não perca tempo com o que não presta!

    (*) – cineasta e Superint. do Iphan (P.Velho/RO).
    +++++++

    Vídeo: Simplesmente perfeito.

    Boa Sorte.

  • Áurea,

    Eu vos direi:
    “Amei para entendê-las
    Pois só quem ama pode ter ouvidos
    Capaz de ouvir e entender as estrelas.”
    (Via Láctea)
    Olavo Bilac

    Saudades de ler aqui a tua Presença.♥

    Feliz __________ Novo(a), do jeitinho que você carinhosamente ‘cuidou’, para 2013. E um ‘upa’ caloroso (tipo: Que bom que vc veio!), meu e (c/ctz) do Universo.
    Boa Sorte, Norma

  • Quanto Amor… Tudo isso sob o céu e sobre a Terra só pode ser por Amor! Estou emocionada por contemplar essas imagens, mas também por lembrar que ainda é possível encontrá-las dentro de um olhar amigo.

    Lindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *