Pra contemplar [23]: a colossal foto interativa que mostra um bilhão de estrelas da Via Láctea [LINK]

Quando a foto foi montada pela primeira vez, fiquei mexendo nela durante horas, é simplesmente deslumbrante“, diz Dr Nick Cross, da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, um dos responsáveis pelo projeto. “Há aproximadamente um bilhão de estrelas na foto – isso é mais do que aparece em qualquer outra imagem produzida por pesquisas”. A imagem final tem mais de 150 bilhões de pixels, está centrada na região de complexa formação de estrelas chamada G305 e precisa de três níveis de zoom para ver em detalhe. A foto foi noticiada por vários veículos de mídia ontem, como BBC, Huffington Post, Scientific American, ScienceDaily, MSNBC, entre vários outros.

USE ESTE LINK para acessar a foto interativa, produzida pelo próprio Dr Nick Cross, onde é possível usar o zoom para aproximar cada trecho e ver literalmente milhões de estrelas em cada parte (embora nem todas as áreas tenham o zoom mais profundo). Alternativamente, clique sobre as fotos deste post.

A foto foi apresentada terça-feira na Universidade de Edinburgh e reapresentada ontem no evento UK National Astronomy Meeting (NAM), em Manchester, na Inglaterra, é na verdade a junção de milhares de fotos da galáxia produzidas por telescópios do Chile e no Havaí. Ambos instrumentos, o UK Infrared Telescope no Havaí e o Vista Telescope no Chile consegue ver os céus usando ondas infra-vermelhas, não sendo prejudicadas pela poeira que normalmente obscurece a visibilidade normal, através de ondas óticas.

Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *