Físico Fritjof Capra faz palestrano Rio sobre ecologia e sustentabilidade com transmissão ao vivo online

O físico austríaco Fritjof Capra, autor de alguns dos livros mais importantes sobre novos paradigmas como “O Tao da Física” (1975) e “Ponto de Mutação” (1982), está no Rio e fará nesta quarta-feira (28/03), às 18h40, uma palestra sobre Sustentabilidade no Centro de Convenções Sul América, com transmissão online ao vivo (link). Às vésperas do aguardado Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá em junho também no Rio, Fritjof Capra vai discutir o papel da possível liderança do Brasil no movimento de sustentabilidade mundial. Anunciando pela organização do evento como “um dos maiores pensadores de sustentabilidade do mundo”, Capra vai falar também sobre crescimento qualitativo e como alfabetização ecológica, ou “Ecoliteracy”, e a nova ciência da complexidade são fundamentais para essa sustentabilidade.

O encontro terá a participação também de Ricardo Voltolini, jornalista e presidente da Idéia Sustentável, e de Oscar Motomura, fundador da consultoria Amana-Key.

“Na vida do dia-a-dia, não estamos conscientes da unidade de todas as coisas, mas dividimos o mundo em objetos e eventos separados. Essa divisão é útil e necessária para lidar com nosso ambiente diário, mas não é uma característica da essência da realidade. É uma abstração inventada pelo nosso intelecto discriminativo e categorizador. Acreditar que nossos conceitos abstratos de coisas e eventos separados são realidades da natureza é uma ilusão.”
~ Fritjof Capra, “O Tao da Física”

“Uma análise cuidadosa do processo de observação na Física Atômica mostra que as partículas subatômicas não tem sentido como entidades isoladas, mas que só podem ser entendidas como interconexões entre a preparação de um experimento e a subsequente medição. A Teoria Quântica revela assim uma base para a unicidade do universo. Mostra que não podemos decompor o mundo em unidades últimas com existência independente. Conforme penetramos na matéria, a natureza não nos mostra qualquer “blocos básico” isolado, mas sim aparece como uma rede complexa de relações entre as várias partes do todo”.
~ Fritjof Capra, “O Tao da Física”

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *