13 respostas

  1. Paula Gomes
    17 de fevereiro de 2012

    as matérias do blog são realmente muito interessantes e proveitosas para nosso auto-conhecimento e aperfeiçoamento pessoal.Parabéns.

  2. Paulo
    19 de fevereiro de 2012

    Parabéns pessoal! as matérias são muito interessantes e proveitosas…

  3. Fernanda
    9 de junho de 2012

    As matérias deste blog são esplendidas. Muito Grata

  4. Nando Pereira
    9 de junho de 2012

    Queridos Paula, Paulo e Fernanda, obrigado pelas palavras generosas. É uma alegria saber que vocês estão aproveitando assim.

    Quando tiverem sugestões de conteúdo e quiserem compartilhar, estamos aqui.

    Namastê,

    Nando Pereira
    EDITOR Dharmalog.com

  5. vitoria
    24 de setembro de 2012

    não intendi

  6. Daniel Silva
    17 de maio de 2013

    Consciência, Vigilância e espaço.

    Que todo os seres sejam beneficiados.

  7. Miguel
    26 de maio de 2013

    Todos os meios de ensinamentos sao bons
    Mais á maneira certa de saber é obedecer
    Pois os costumes da vida é observar á melhor
    maneira de ser!

  8. leandro
    1 de junho de 2013

    Tenho conciência da importancia da pratica… mais textos como esse. sempre são inspiradores.

  9. verelena
    4 de julho de 2013

    Nando:
    adoro esse site, muito mesmo mas as traduções ás vezes são muito ruins ou há frases que não fazem sentido. Exemplos: 1- A primeira e mais básica prática da meditação é permitir à mente repousar num estado de “calma permanência”, onde ela encontrará paz e estabilidade, e pode descansar no estado de não-distração, que é o que a meditação realmente é.
    2- O que é muito importante, e os grandes professores budistas sempre aconselham, é não fixar enquanto pratica a concentração da permanência calma.
    3- Os 50% restantes da sua atencão devem ser deixadas permanecendo espaçosamente.
    namastê

    • Nando Pereira
      4 de julho de 2013

      É verdade, Verelena. Apesar do cuidado e do respeito profundo que tenho por obras como as de Sogyal, e sei que a tradução exímia é talvez o maior ato de respeito que possamos realizar a um texto original, a tradução direta às vezes pode necessitar de aperfeiçoamentos. Mas eu explico o racional para os seus itens:

      1 e 2 – “Calma permanência” (que está nos seus itens 1 e 2) é uma tradução aproximada para “calm abiding”, e nesse caso o “calma” está literal, o “abiding” é que poderia ter outras traduções. Como “repouso”, por exemplo, mas repouso perde um pouco da característica “ativa” do permanecer, que carrega a ação de se manter assim. Poderia ser também simplesmente “viver”, mas é amplo demais. Você teria alguma sugestão?

      Pesquisei na tradução que Luis Carlos Lisboa fez para o “Livro Tibetano do Viver e do Morrer” e ele usa “Permanência Serena”. Ou seja, mantém o abiding como “permanência” e usa “serena” ao invés de calma, o que é muito semelhante. Particularmente, acho a palavra “serena” mais rica, carrega algo de mais fundamental e estrutural (calma pode ser momentânea, serena soa a mais longo termo) – é quase possível enxergar o rosto do Buda em meditação com essa palavra.

      3 – A tradução é do trecho “The remaining 50 percent of your attention is left abiding, spaciously.” Talvez você esteja se referindo à expressão final? Poderia ser traduzida como “Os 50% restantes da sua atenção são deixadas em repouso, espaçosamente”. Mas, de novo, se você diz em repouso, você não deixa tão clara a característica da abertura ativa, da “vida” que há em permanecer serenamente, com a percepção do espaço amplo em potencial. Por isso a “permanência”, de novo, me pareceu mais apropriada.

      Fica o compromisso de mais cuidado ao detalhe da próxima vez.

      Namastê!
      Nando

  10. kaique
    19 de agosto de 2013

    isso me insino uma percepeção deferente da mente do ser humano

    isso me ensino que eu posso controlar meus sonhos ou o que eu vou sonhar amanhão ou hoje ou na escola isso é um novo ensinamento do mundo em vezs de ingerir drogas para ver o paraizo as pessoas poden meditar e fazer seu propio paraizo

  11. lilitty
    15 de abril de 2014

    isso e muito bom , a vida esta encimando a gente cada dia mais .

  12. Maria
    29 de junho de 2014

    Parabéns a esse blog, a todas as pessoas que participam dele! Ajudando muitas pessoas a mudarem suas vidas através do auto-conhecimneto. Muito bom!

Deixar uma resposta

 

 

 

Voltar ao topo