Quais são as chances matemáticas de você ter nascido e, hoje, existir? Os cálculos de Ali Binazir

Fazendo a mesma pergunta usando outras palavras: seria você um milagre? As chances de você ter nascido e existido até o dia de hoje, segundo o escritor e hipnoterapeuta iraniano Ali Binazir, autor de “Awaken Your Genius” e “The Tao of Dating”, não é praticamente um milagre, mas um milagre provável matematicamente.

Inspirado numa palestra da autora Mel Robbins, que afirmou que a chance de um de nós existir é de uma em 400 trilhões, e na tradição budista que, segundo a tradução particular de Ali Binazir para números, seria em torno de uma em 700 trilhões (“números bastante próximos para dois palpites tão separados no tempo e método”), Ali fez as contas. E publicou suas somas e divisões e multiplicaçÕes em seu blog – “Are You a Miracle? On the Probability of Existence“. O site visual.ly viu os cálculos e criou num infográfico, que segue abaixo (em inglês), já visualizado mais de 900 mil vezes.

PS.1: Como curiosidade, vale a pena ler o comentário que um usuário canadense do visual.ly, Dave Shokking, fez após ver o infográfico. Segundo ele e sua interessante explicação, as chances de nós existirmos hoje é de exatos 100%.

PS.2: O cálculo faz de fato algumas pressuposições no mínimo duvidosas, como a primeira, que diz que há 20 anos o pai de um de nós “poderia ter encontrado 200 milhões de mulheres“. Embora seja possível enquanto probabilidade teórica, na prática isso seria impossível. O espectro poderia ser de 200 milhões, mas os encontros de fato seriam muito inferiores a isso, e, por isso, os cálculos já estariam condenados no início. Veja e tire suas próprias conclusões.

[ clique para ampliar ]

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo capital.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *