Deepak Chopra em #OccupyWallStreet: “Espero que crie uma onda de intenções pelo mundo” (VÍDEO)

Entrevista do médico e escritor bestseller indiano Deepak Chopra (“Buda, Uma História de Iluminação”, “As Sete Leis Espirituais do Yoga”, “A Cura Quântica”) a Luke Rudkowski, do site We Are Change, sobre o movimento de Occupy Wall Street e sobre o papel de cada indivíduo nessa possível onda de mudanças no sistema capitalista vigente. “Nenhum problema pode ser resolvido no nível de consciência em que foi criado. Você tem que ir a um nível maior”, diz Deepak, que foi ensinar meditação a algumas das pessoas que estavam em Wall Street no movimento. Ao ser questionado sobre o papel e o desempenho do presidente americano Barak Obama e da situação política que o envolve, Deepak reverteu a atenção sobre as saídas para a crise: “A solução está conosco, nós é que vamos encontrá-la”.

O vídeo da entrevista está abaixo (4min31seg) com legendas em português (clicar em “CC”). A transcrição em português segue abaixo do vídeo.

//////////

ENTREVISTA DEEPAK CHOPRA
Por Luke Rudkowski

O que você acha que a meditação pode nos ajudar aqui em Occupy Wall Street?
Deepak Chopra – Nenhum problema pode ser resolvido no nível de consciência em que foi criado. Você tem que ir a um nível maior. Então o problema foi criado por ganância, por raiva, por medo, então temos que nos mover para o nível da alegria, do amor, compaixão, equanimidade, e temos que ser a mudança que queremos ser.

Como você recomenda que façamos isso (focar nas forças positivas), não somente através das palavras, quais tipos de ações devemos tomar?
Deepak Chopra –
Acho que temos que criar uma cultura de empreendedorismo social, um empreendorismo social que é baseado em sustentabilidade, em justiça social, no fortalecimento econômico dos pobres, e no amor, na compaixão, e, sabe, buscando as idéias básicas da verdade, bondade, dever, harmonia e evolução.

(…) Você disse no ano passado que apóia Obama, mas que estava desapontado com suas ações. Você está mais desapontado hoje ou tem mais fé em Obama?
Deepak Chopra
– Obama representa a consciência coletiva, você sabe, não podemos sempre dizer que o líder está certo ou errado, o líder está representando a nós, e, se como consciências coletivas, nós escolhemos colocar lobistas treinados em Washington para cada congressistas, então Obama está cercado pela máfia.

Sim, e ele os tem em seus gabinetes, tem mais dinheiro de Wall Street do que John McCain teve, quase o dobro…
Deepak Chopra
– Nós temos que encontrar a solução. A solução está conosco. E a solução é que nós… eu não quero polarizar em nenhuma direção, quero dizer, vamos mover nossa consciência coletiva um nível para cima, para que nossos líderes representem isso.

Algo a mais que queira diezer sobre isso ou do que você espera ver sobre tudo que está acontecendo aqui?
Deepak Chopra
– Espero que crie uma onda de intenções pelo mundo, e que os Estados Unidos novamente se torne o líder em transformar o mundo”.

Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *