15 recomendações para pensar claramente, da revista da Sri Auborindo Society

As 15 dicas a seguir foram publicadas na edição do mês passado da Revista da Sri Aurobindo Society, organização construída em torno da obra do filósofo indiano Sri Aurobindo (1872-1950), cuja obra enfatiza muito o Yoga Integral e o domínio sobre a mente. As recomendações seguem indicações quase sempre prezando pela sinceridade, pela atenção e pelas aspirações superiores sem perder a realização prática, e incluem comentários descritivos que falam, por exemplo, que “um amor genuíno pelos outros é a melhor preparação para um pensamento claro e sem preconceitos”.

No mesmo tema, foi publicado aqui anteriormente o post “O domínio da própria mente está dentro das nossas possibilidades”, por Sri Aurobindo” (13/06/11), que também traz insights valiosos.

Seguem as 15 recomendações para pensar claramente (“15 Tips to Think Straight”):

1. Tenha seus próprios pensamentos.

Se você simplesmente engole o que você vê, ouve e lê sem analisar, você não está vivendo como uma pessoa inteligente. Por outro lado, se você pesar, examinar e filtrar as evidências, você terá mais chances de encontrar a verdade e compartilhá-la com os outros.

2. Pense antes de agir.

Atitudes “no calor do momento” são geralmente baseadas em pensamentos superficiais e confusos. Mesmo um único momento de reflexão pode ter grandes e duradouras consequências.

3. Pense objetivamente.

Desenvolve a facilidade de pensar além de um ponto de vista limitado e egoísta. Se você for além da tendência humana de ouvir apenas o que quer ouvir, e de ser temeroso aos fatos, você será mais apto a receber a verdade, sem tentar adaptá-la ou distorcê-la.

4. Pense à frente.

Cultive o hábito de olhar além do presente. É importante pensar à frente. Pese as consequências no tempo e na eternidade das coisas que você pensa, diz e faz hoje.

5. Pense positiva e construtivamente.

Uma pessoa construtiva vê uma oportunidade em cada calamidade enquanto um cínico vê uma calamidade em cada oportunidade. Acostume-se a pensar esperançosamente nas circunstâncias mais desanimadoras.

6. Pense sobre as coisas.

Reserve alguns momentos para pensar sobre as coisas e você terá mais probabilidade de chegar à verdade do que perdê-la ou distorcê-la.

7. Pense caridosamente.

Um amor genuíno pelos outros é a melhor preparação para um pensamento claro e sem preconceitos. A pessoa hostil, invejosa e amarga raramente pensa direito sobre os assuntos humanos ou divinos.

8. Certifique-se e certifique-se novamente.

Faça uma investigação decente dos fatos antes de tomar uma decisão.

9. Cuidado com preconceitos.

Compromenta-se com sua consciência que você vai ter todos os fatos essenciais antes de chegar a uma conclusão final.

10. Olhe honestamente para seus próprios erros.

Ampliar as dificuldades dos outros enquanto diminui as próprias é o caminho mais curto para pensar torto e pode até mesmo levar a sérios problemas com a lei moral, como trapaça, fraude e mentira.

11. Vá além do pensamento aspirador.

Você terá vigor e claridade no pensamento se você se disciplinar a carregar suas boas intenções para a ação. É fácil se iludir confundindo o pensamento que aspira pelas coisas com a real conquista delas.

12. Não subestime o óbvio.

Quando um grande caminhão ficou preso embaixo de um viaduto todos os esforços para tirá-lo de lá foram fracassados. Um garotinho que tinha assistido a todos os procedimentos finalmente disse pro motorista: “quer saber como fazê-lo soltar? Esvazie um pouco os pneus”.

13. Pense com determinação.

Persiga idéias valiosas de uma maneira que você possa tirar o máximo delas. Se você se esforçar para ter idéias valiosas, estará numa posição mais forte para passá-las adiante.

14. Cuidado com os detalhes.

Certifique-se que você tem completo conhecimento do que espera fazer e evitará equívocos. Ás vezes o número do pedido está certo, o número do apartamento está certo, mas o número do prédio está errado…

15. Procure o significado mais profundo.

Mergulhe abaixo da superfície do que você ouve e lê. Tome, por exemplo, as palaras de Jesus Cristo: “Assim como você deseja que façam por você, faça pelos outros”. Antes que qualquer pogresso seja feito para resgatar a paz no mundo, é absolutamente necessário que milhões de pessoas como você pense no que significa “fazer aos outros como se você fosse os outros”.

(Condensado de “Christopher Notes”).

//////////

Foto de Gabba Gabba Hey! (Flickr).

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *