“Para ver as coisas como elas realmente são”: o Caminho do Diamante de A. H. Almaas

“O mundo que normalmente vemos não é o mundo que realmente é, porque nós o vemos a partir do ponto de vista dos nossos juízos e preferências, nossos gostos e desgostos, nossos medos e nossas idéias de como as coisas deveriam ser. Portanto, para ver as coisas como elas realmente são, isto é, para vê-las objetivamente, temos de deixar tudo isso de lado — em outras palavras, temos de nos desapegar da nossa mente. Ver as coisas objetivamente significa que pouco importa que as coisas para as quais estamos olhando sejam boas ou más — significa simplesmente vê-las tais e quais elas são. Quando um cientista esta realizando um experimento, ele não diz: “Como eu não gosto disto, vou ignorá-lo.” Pessoalmente, pode até ser que ele não goste dos resultados, porque eles não confirmam a sua teoria; mas fazer ciência pura é ver as coisas tais e quais elas realmente são. Se o cientista diz que não vai levar em conta o experimento porque não gostou dos resultados, isso não é ciência. Não obstante, é assim que a maioria das pessoas lida com a realidade interior e exterior”.
~ A. H. Almaas

O kuwaitiano Ali Hameed Almaas é autor do método Diamond Approach e diretor da Ridhwan School (EUA), que une terapia espiritual com psicologia moderna e diversas outras influências de Almaas, como o Sufismo e o Budismo. É autor de livros como “The Unfolding Now: Realizing Your True Nature through the Practice of Presence” e “The Void: Inner Spaciousness and Ego Structure”. O referido “Diamond Approach” para a Realização, segundo Almaas, utiliza um método de investigação aberta sobre nossas experiências imediatas como uma maneira de liberar a alma de seus padrões condicionados do passado, de idéias fixas, de identidades e da natureza da realidade”.

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

7 Comentários

  • Li em brochuras que encontrei em um sebo na cidade de Curitiba/Pr. Brasil, o livro O Elixir da Iluminação de Almaas, gostaria de adquirir outras obras o autor. Como faço para encontrá-las, pois pela internete as encontro?
    Teria que ser em lingua portuguesa.

    Agrtadeço muito se tiver resposta.

    Sofia

  • ; ) Oi,Nando! Grata por mais essa postagem. Os ultimos videos foram MARAVILHOSOS!! (Inner Worlds…) E agora trazer o Almaas para cá é tudo de bom… Ele lá no principio foi aluno do Claudio Naranjo, e nessa escola do caminho do diamante é o mestre da Sandra Maitri,tb autora de livros nessa linha.

    • Oi Hebert,

      Sim, esse livro e os demais da série (vai até o 5) são usados nos trabalhos de grupo do Diamond Approach no mundo todo. Infelizmente no Brasil ainda não existe, ou pelo menos na última busca mais rigorosa que fiz, há uns 2 anos, ainda não existia. Se eu souber de algo, te aviso.

      ABS,
      Nando

  • Olá gente!!! Decidi passar por aqui pelo Google e deixar um comentário. Não sou poeta, nem tampouco escritor. Mais uma simples pessoa que vejo o mundo além da lente de meu óculos. Vejo que o mundo está cada vez mais cruel. Não o mundo , o planeta, a terra. não!!! a gente que nela habita está cada vez mais cruel. A crueldade existe em detrimento da falta do que fazer. Da fome, da miséria, da falta de trabalho, de habitação, de educação de saúde e de tantos outros fatores que não está em nós e sim naqueles que nos dirigem. Sim!!! Isso mesmo!!! nos que nos dirigem. Já pensou!!! cada cidadão um político ? Já se pensou presidente de um país como o Brasil? Não!!! Que pena!!! Você tem razão para não ser ou não querer ser. O resto você já sabe..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *