“Filosofia em pedacinhos”: universidade francesa cria série bem humorada de vídeos explicando a filosofia

A Universidade de Nancy, no nordeste da França, criou uma série de pequenos vídeos de aproximadamente 4 minutos que explicam questões complexas da filosofia da ciência como “Qual é a causa da causa?” ou “Então? É científico ou não?“. A série “La philo en petits morceaux” (“A Filosofia em Pedacinhos”) chamou a atenção do Instituto Ciência Hoje, no Brasil, que traduziu e legendou um dos vídeos, que segue abaixo, junto dos outros três vídeos lançados até agora em francês (sem legenda) para quem souber a língua e quiser apreciar as questões colocadas de maneira divertida e animada.

“Escolhi o humor absurdo como tom geral porque as questões colocadas são difíceis e abstratas”, contou o diretor Philippe Thomine à Isabela Fraga, do ICH (“Pílulas Filosóficas“).

O vídeo “E Então? É ciencia ou não?” segue abaixo:

Os outros três vídeos em francês:

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

2 Comentários

  • Muita coisa boa para garimpar, além do visual com influência surrealista – super! Pena meu francês bastante enferrujado! (ouvido duro – rs.) Grata por postar.

    P.S:A França tem grandes Astrólogos e bons livros a respeito, mas é difícil sob o prisma do refutável/não refutável, pregado pela ciência, aceitá-la como matéria de estudo e não de crença…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *