Terráqueos, o premiado documentário sobre animais na íntegra (VIDEO)

Um comentário recorrente sobre esse filme é que ele “deveria ser obrigatório nas escolas, que nós devemos aprender a respeitar os animais e a natureza o mais jovem possível”. “Terráqueos” (Earthlings)” é um documentário com narração de Joaquin Phoenix e música de Moby que mostra imagens da indústria dos alimentos animais, muitas delas desconhecidas para a maioria de nós mas que sabemos que estão na Internet, divulgadas por organizações como o Peta, e envolvendo majoritariamente as grandes cadeias de comida, como KFC. O filme está disponível na íntegra (95min) em alguns sites, inclusive no YouTube, cujo conteúdo reproduzo aqui (abaixo).

A indústria do alimento animal sacrifica aproximadamente 9 bilhões de animais por ano em benefício de alimentação e vestuário humano, só nos Estados Unidos (fonte: Wikipedia). As vendas do sanduíche BigMac, o mais famoso da cadeia McDonalds, são de aproximadamente 550 milhões de unidades por ano (fonte: CBS). Ainda assim, raríssimas são as imagens reportadas em noticiários ou filmes sobre como essa indústria opera e quais os prejuízos. Apesar de vermos uma consciência crescente sobre informações de origem e método de produção de alimentos orgânicos e não-transgênicos, por exemplo, o mesmo não acontece com as informações sobre a produção da carne animal.

Ontem, a professora de Yoga e colaboradora do site ElephantJournal, Celia Aurora de Blas, postou um vídeo emocionado pedindo atenção ao filme. “Acabei de descobrir o filme Earthlings. Você pode ver online (…). Acho que vou precisar da ajuda de um terapeuta depois de assistir à primeira parte. Você talvez valorize mais a sua vida se assistir e pode salvar algumas vidas também”.

Abaixo, “Terráqueos” na íntegra, 95min. ATENÇÃO: várias imagens fortes do tratamento de animais, algumas em matadouros.

Se você quiser se aprofundar mais, uma boa dica recente é o novo livro de Jonathan Safran Foer, “Comer Animais“.