10 dicas básicas de como jogar o Cartola FC

O fantasy de futebol da Globo.com é mais divertido, instigante e fácil que a maioria das pessoas imagina, e a única coisa que você realmente precisa fazer é abrir uma conta e montar um time com os jogadores que estão oficialmente inscritos no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A. Isso quer dizer que o Cartola FC é um jogo de ficção, só de brincadeira, mas cuja pontuação leva em conta os jogadores reais e seus desempenhos reais nos jogos reais (desse fim de semana, por exemplo). Então boa sorte no Cartola FC:

1) Tenha um bom patrimônio. Nenhum time consegue ser competitivo sem um bom patrimônio. É a base para você conseguir ter jogadores caros – como Rogério Ceni, Thiago Neves, Fred – e subir posições em poucas rodadas. Time com 80 cartoletas ou menos está fora do páreo. Pense a partir de 110 ou 120 cartoletas.

2) Mude seu time a cada rodada. Seja qual for o critério (jogo em casa ou fora, confronto de táticas ou times diferentes, posição atual na tabela, desfalques, etc), mudar o time é o barato do jogo. Cada jogador conta. Em cada rodada.

3) Jogue com a lógica, não com o coração. Esqueça o time que você torce e aposte em que você acha que vai realmente vencer, fazer gol, pontuar bem.

4) Forme ou entre para ligas maneiras.
Jogar sozinho não tem graça. Faça seus amigos entrarem no jogo ou procure uma liga que você curta e tenha contato com os cartolas.

5) Preste (muita) atenção aos números. Dos times (se têm bom ataque, se jogam bem em casa…) e de cada jogador, detalhadamente (número de faltas, cartões, jogos sem sofrer gol, participações, assistências, finalizações…). Como diz o Ted, com algum exagero: “não é preciso entender de futebol para ir bem no Cartola FC”. Mas, de número, é preciso.

6) Jogue com o regulamento do Cartola FC. Conheça as regras de pontuação dos jogadores e saiba que cada ponto de cada jogador no Cartola obedece a essa tabela. O resto é conversa fiada.

7) Leia o blog do Cartola FC e fique atento ao noticiário. O blog traz as escalações prováveis, dá as prévias dos escaltes dos jogadores e informa de cancelamentos e ajustes no jogo. Além do blog, leia os principais sites e fontes de notícias – os técnicos mudam suas escalações em cima da hora, jogadores são absolvidos na véspera, jogos são transferidos, opiniões e avaliações são feitas todo dia por especialistas.

8) Assista aos jogos! Pra confiar num determinado jogador, técnico ou time, o melhor a fazer é ver o jogo. O que não deveria ser nenhum sacrifício. ;)

9) Analise seus erros e acertos. Troque de estratégia durante o jogo, abandone jogadores que não correspondam às suas expectativas, teste táticas diferentes, enfim, jogue.

10) Sem tempo? Use o assistente técnico. Se você não puder atualizar seu time ou escalou jogadores não-confirmados, use o assistente técnico, que subsitui os jogadores não-escalados do seu time. Mas tome cuidado, pq o assistente tem que ser bem configurado para jogar a favor.