O que a vida quer da gente é coragem: Guimarães Rosa
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela…
“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela…
“Das habilidades que o mundo sabe, essa é ainda a que ele faz melhor: dar voltas!” ? JOSÉ SARAMAGO Se pelo menos a gente…
“E rezamos, não por uma nova terra ou paraíso, mas por sermos quietos no coração, e claros na visão. O que precisamos está aqui.”…
“Quando eu nasci o silêncio foi aumentando. Meu pai sempre entendeu Que eu era torto Mas sempre me aprumou. Passei anos me procurando por…
Você está esquecido dos sofrimentos do nascimento, velhice, doença e morte? Não há garantia que você vai sobreviver, sequer a este dia aqui! A…
Se você não conta a verdade sobre si mesmo, não pode contar sobre os outros. – VIRGINIA WOOLF Uma primeira leitura dessa frase pode…
Um livro de impacto (entre algumas opções): “Um Curso em Milagres” (Helen Schucman, 1976). Uma conversa sobre essa escolha e leitura, com Brenda Maciel….
No final do ano passado, o Dharmalog fez uma pequena pesquisa, usando apenas o Facebook, com a seguinte pergunta: Que livro de auto-conhecimento mudou…
Um dos capítulos do novo livro do professor inglês Rupert Spira é chamado “O Difícil Problema da Consciência” (the hard problem of consciousness, uma expressão…
A penúltima publicação do blog do Instituto Hermógenes antes do falecimento do seu fundador Professor Hermógenes, ocorrido no dia 13 de março, foi um poema de…
Um texto do Rubem Alves (1933-2014) sobre a liberdade do vôo dos pássaros e a sonhada liberdade humana, que cita a obra “Os Irmãos Karamazov” (1879),…
Republicando este poema “O Tempo” de Mario Quintana (1906-1994) aqui, mas desta vez em dezembro, numa sexta, às 6 da tarde. Como dizia nosso…
O livro em que o escritor americano Jack Kerouac (1922-1969) relatou suas experiências “semi-fictícias” do despertar, ou da percepção da “natureza Divina, ou natureza…
“Viver é ser outro. Nem sentir é possível se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é…
A gente se acostuma a coisas demais na vida, e algumas dessas coisas acabam subtraindo a humanidade dos preciosos momentos que temos. A escritora…
Há uma história do escritor Franz Kafka (1883-1924), famoso por “A Metamorfose“, “O Processo” e “Carta ao Pai“, que mostra um singelo e doce…
Li o pequeno trecho abaixo (que é um capítulo inteiro de uma obra) de passagem numa livraria e achei de uma singeleza divertida: é…
Que maravilha uma poesia expressar dessa maneira a visão de um autor, como faz o mais famoso e mais traduzido escritor estoniano da atualidade,…
O padre italiano Ugo de Cenzi “acredita que o dinheiro e a inteligência são o diabo, e que os discursos arrevesados e teorias abstratas…
Se apresentar um poema já é complicado, imagine um que pede silêncio. E que pede silêncio apenas por um minuto. E quem pede é…