Buscar ou não buscar, segundo Jeff Foster: escapando do presente para a “plenitude” impossível do futuro (VÍDEO)

O que há de errado em buscar felicidade? Buscar amor? Buscar “o caminho”? O autor Jeff Foster (Life Without A Centre) tem uma resposta para isso, que embora seja muito clara, não é fácil de ser realizada e vivida: “nosso ato de buscar é uma tentativa de escapar ao momento presente, imaginando que podemos encontrar algo que nos complete lá fora, no futuro”. Nesse vídeo de 10min, intitulado “Vícios, Relacionamentos, Não-Dualismo e a Busca da Plenitude” (Addictions, Relationships, Nonduality, & Seeking Completeness), Jeff explica e re-explica isso, de diferentes pontos de vista, tentando demonstrar que movimento é esse de buscar e em qual ilusão nos baseamos para achar que vamos encontrar algo ao buscar.

E como podemos perder coisas preciosas no caminho, como a honestidade. “Se estou procurando plenitude em você, não vou conseguir ser honesto com você, porque tenho algo a perder se for honesto”, argumenta Jeff.

PS: essa questão de buscar versus viver o que é é realmente paradoxal e penso que necessita nossa investigação de muito perto, apesar de serem muito claras. O principal problema é que, ao contrário do que parece, estar-se completo no momento presente exige muito de quem já se encheu de mente, de conceitos, de “saber”, de memória e de atitudes “certas”. Exige um abandono de tudo isso e um viver do zero novamente. Tem um ditado que diz que “ninguém chega porque está procurando, mas só aqueles que estão procurando chegam”. Este é o paradoxo, pois se estamos buscando algo lá fora ou no futuro, é porque há algo de errado aqui e agora. Mas se não compreendemos ou realizados isso de fato, temos que “buscar” isso.

É um movimento que o poeta sufi Rumi (1207-1273) descreve assim:

“Tenho vivido no auge da insanidade, querendo saber as razões, batendo em uma porta.
Ela abre.
Eu estava batendo do lado de dentro!”
~ Rumi

O vídeo é em inglês e possui legendas em espanhol, que muitos conseguem entender pela semelhança com o português e que, por isso, não traduzi.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Why did the chicken cross the road?
Why did the chicken cross the road? Possible answers… To actualize its...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: Fabio

    Parabéns ! Belo site, excelente layout, excelente conteúdo e com vídeos de Jeff Foster, uma das pessoas mais perceptivas e lúcidas de que tive conhecimento na área do autoconhecimento. Excelente site este dharmalog. Obrigado ao seu autor por propiciar a muitos tão bela fonte de conhecimento e realização pessoal e social. Sugiro a publicação de mais vídeos (com legenda) de Jeff Foster.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *