Existe apenas uma questão fundamental na vida, por David Frawley (LIVRO)

Texto do autor e estudioso de Yoga e Vedanta Dr David Frawley (Vamadeva Shastri), fundador do American Institute for Vedic Studies (EUA), no livro “Vedantic Meditation – Lighting the Flame of Awareness” (152 pgs), sobre a essencial questão do auto-conhecimento. Na descrição, o livro diz que “David Frawley guia os leitores através dos desafios do cultivo da consciência, acalmando a mente e practicando a meditação de acordo com o Vedanta e o Hinduísmo. Ele examina como os sistemas de conhecimentos culturais do Ocidente levaram os indivíduos à desilusão, e fala como a meditação pode ajudar na compreensão da verdadeira natureza de nossos pensamentos, emoções e percepções”. O capítulo inteiro está traduzido e publicado no blog YogaVaidika, do professor de yoga Gustavo Cunha, e um trecho dele segue abaixo.

Mais informações sobre Dr David Frawley e o American Institute of Vedic Studies podem ser encontradas no site Vedanet. O livro “Vedantic Meditation” pode ser comprado na Amazon.

“Existe apenas uma questão fundamental na vida: “Quem sou eu?”. Sem o saber por nós mesmos, nada tem validade e os nossos pensamentos geram ilusão. No questionamento sobre a nossa verdadeira natureza encontra-se o significado total da existência. Tudo o mais é preliminar ou supérfluo.

A maior parte das questões que colocamos na vida são questões ilegítimas porque se baseiam no pressuposto que nós já sabemos quem nós somos. Todo o nosso conhecimento e ação externas se baseiam na ideia que nós somos quem nós julgamos que somos. Se percebermos que a nossa autoimagem é errada, no que teríamos confiança em realizar? Uma pessoa afetada por amnésia primeiramente procura saber quem é antes de saber quem os outros são.

Esta é a ignorância colossal da nossa inteira cultura. A entidade sobre a qual todas as ações se baseiam, o ser, é a que menos foi criticamente examinada. Aceitamos como o nosso verdadeiro ser aquilo que outras pessoas nos disseram, o que é habitual ou está na moda, ou o que quer que os nossos padrões passageiros de pensamento projetem. Moldamos a nossa identidade por influências externas, e nutrimos esta identidade fabricada como a nossa verdadeira natureza, procurando mantê-la feliz por todos os meios.
~ David Frawley, “Vedantic Meditation”

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Die, die and die again, and again, and again
“You cannot live without dying. You cannot live if you don’t die...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *