Quem vê a origem dependente vê o Dharma

Quem vê a origem dependente vê o Dhamma;
quem vê o Dhamma vê a origem dependente (MN 28)
~ The Great Discourse on Causation (Paticcasamuppada), Bhikkhu Boddhi

Mais uma que vai pra seção do Dharma.

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2 Comments

  1. Excelente explicação de Ajahn Paññ?vaddho sobre paticca-samuppada!

    Devido a tais sutilezas, os fatores de Pa?iccasamupp?da sao dificeis de interpretar usando a linguagem convencional. O meu entendimento deles e algo assim: “avijj? paccaya sankh?ra” significando que avijj? e a ignorancia fundamental dentro de si mesmo, uma nuvem de ilusao que e extremamente profunda e onipresente. A ignorancia produz o kamma que leva a todas as condicoes para o nascimento. Dependente da existencia dessas condicoes, ou sankh?ras, vinn??a surge. Aqueles primeiros tres fatores, avijj?, sankh?ra e vinn??a, nao sao dependentes de existencia fisica humana – com certeza sao estados mentais.

    O fator vinn??a no Pa?iccasamupp?da sempre se refere a “pa?isandhi vinn??a”. Este nao e o tipo normal de vinn??a a que nos referimos como consciencia. Ao contrario, e a consciencia de religacao que conecta um nascimento ao proximo. Tal consciencia de religacao estabelece a conexao entre o passado e o futuro que leva ao apego no momento da concepcao. De pa?isandhi vinn??a e dito ser “livre de portas”, isto e, livre das portas dos sentidos.

    Para entender pa?isandhi vinn??a voce deve por de lado a palavra “consciencia”, que pode ser uma traducao bastante enganosa. O meu entendimento da palavra vinn??a neste contexto e que o prefixo “vi”, que significa “dividido”, e combinado com “n??a”, que significa “conhecer”. Em outras palavras, “conhecer dividido”. A mente unica se divide em duas, sujeito e objeto, e em vez de ser puro conhecimento ilimitado, a mente e impulsionada por avijj? mais kamma a discriminar, de modo que se torna “isto” sabendo “aquilo”.

    Uma dualidade e, entao, estabelecida na forma de “isso” se tornando n?ma e “aquilo” se tornando r?pa. Assim, vinn??a e a condicao para o surgimento de n?ma-r?pa. Embora avijj?, sankh?ra e vinn??a sejam fatores condicionantes, todos esses fatores surgem simultaneos a divisao na dualidade. Nao ha intervalo de tempo envolvido. E como uma locomotiva que puxa os vagoes: o motor e a causa, mas nenhum dos carros se move de forma independente.

    Entao, vinn??a e uma condicao para n?ma-r?pa surgir. N?ma-r?pa e um fator dificil de interpretar. N?ma significa literalmente “nome”; em outras palavras, dar nomes as coisas, designacao e definicao. E r?pa e “forma”; isto e, a coisa que tornamos concreta com o nome. Quando tornamos formas algo concreto com nomes, nos as destacamos do todo. Olhando para a floresta, vemos folhas, arvores e flores. As chamamos de folhas, arvores e flores apenas para definir certos aspectos do que vemos. Mas tais coisas sao apenas nossa particularizacao – elas nao existem como tal na floresta. A floresta em si e um todo; nos e que diferenciamos os varios aspectos.

    Na realidade, nossas percepcoes de modo algum existem como entidades separadas. Separamos a floresta em varias partes para que possamos trazer alguma ordem as nossas percepcoes. Assim e como n?ma-r?pa funciona. E a divisao de certos aspectos de nossa percepcao da natureza que estejam de acordo com sankh?ras anteriores. Em outras palavras, vamos definindo nosso mundo de acordo com nossas proprias tendencias passadas. Entao nos criamos um mundo, no presente, com base em dados do passado. Isto entao retorna a avijj? paccaya sankh?ra, com sankh?ra sendo as condicoes carmicas do passado a determinar o renascimento.

    Uncommon Wisdom
    Vida e Ensinamentos de Ajaan PANN?VADDHO – p 156 e 157

    http://dhammadafloresta.org/2016/07/vida-e-ensinamentos-de-ajahn-pannavaddho/

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