Em contexto:
“A evidência sugere que podemos ter recursos poderosos e inexplorados para compreender a nós mesmos e ao nosso mundo. No entanto, parecemos muito confortáveis ??com as nossas formas atuais de conhecer e interpretar o mundo físico e a nossa própria experiência. Nosso mundo é governado pela racionalidade; até mesmo os nossos humores e emoções estão ligados, através de razões, aos nossos pensamentos e conceitos. Construímos nosso conhecimento com cuidado, por meio de observação e inferência, dando um passo de cada vez. Se não compreendermos a razão de algo agora, presumimos que o compreenderemos no futuro, quando os nossos métodos de observação forem aperfeiçoados. Embora existam algumas lacunas aqui e ali, podemos preenchê-las com teorias ou interpretações, conectando um fato ou “experiência” ao próximo, como se estivéssemos amarrando um colar de contas.
Mas e se, na realidade, não houver cordão no colar? E se a corda for apenas uma construção concebida pela mente humana? Será que estamos explorando completamente a estrutura que ordena todas as nossas diferentes teorias e explicações? Podemos sentir-nos confiantes no nosso conhecimento sem questionar o eu que avalia e julga ou os padrões conceptuais que unificam as nossas formulações? Se não nos baseássemos exclusivamente no conhecimento conceptual, poderíamos encontrar outras possibilidades para expandir o nosso conhecimento? (…)
Questionar e ter consciência são nossos professores mais preciosos. Eles habitam no coração de cada ser humano que começa a despertar para o desperdício e o perigo de uma vida não examinada. Ao assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e ao apoiar essa decisão com ações, damos o primeiro passo em direção a uma maior compreensão da natureza do ser humano.”
// TARTHANG TULKU (em “Time, Space and Knowledge”)
Questionar e ter consciência
habitam no coração de cada ser humano
que começa a despertar
que começa a despertar
que começa a despertar
que começa a despertar
para o desperdício e o perigo
de uma vida não examinada.
o desperdício
e o perigo
o desperdício e o perigo
de uma vida não examinada.
//
#despertar #tarthangtulku #budismo #consciência #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
???
??
Ta, mas por que tem um abacaxi aí, véi?