SUAS CERTEZAS SÃO TOTALMENTE SUBJETIVAS
JÁ PENSOU NISSO?
— Lama Tsering Everest
O que é ter sabedoria?
Vamos usar o exemplo de uma criança que tem um amigo imaginário: sabemos que esse amigo não existe, apesar de precisar um lugar à mesa, ser incluído e ter atenção. Agimos de forma generosa, sendo simpáticos e bem-humorados em relação a ele. Sabemos que a verdade desse amigo é uma verdade incidental à idade daquela criança. Assim que ela ficar um pouco mais velha, vai saber que aquele amigo era apenas sua imaginação.
Por enquanto, é difícil para aquela criança compreender que seu amigo é, na verdade, sua mente e não alguém real. Mas nós vamos tentar guiá-la, ajudando-a a crescer e a compreender, aos poucos, a diferença entre o que é verdadeiro e o que é apenas a experiência de sua mente. É essa a tarefa dos grandes mestres em relação a nós. Colocamo-nos sob orientação deles para que nos apresentem à nossa mente e para que possamos compreender a diferença entre a realidade e o que achamos ser a realidade. Nossa percepção da realidade é subjetiva, baseada no “eu” que observa. Somos sujeitos às limitações da percepção que temos sobre nossa vida. E isso não significa, de maneira alguma, que a vida seja limitada. Significa que nosso poder de detectar a vida é que está limitado. Como a criança que não entende que seu amigo não é real.
Sabedoria é ter uma experiência direta da nossa verdadeira natureza, ilimitada, com o uso da Meditação. Atualmente, a maioria de nós está carente de sabedoria. O mundo, como um todo, não funciona a partir da sabedoria. O mundo funciona a partir do ego, do desejo e da raiva –apesar da sabedoria estar sempre presente, e nunca ter se ausentado.
Este é o motivo pelo qual temos que ouvir os ensinamentos e nos aproximar de quem possui sabedoria: para que possamos aprender sobre sabedoria, praticar Meditação sobre sabedoria e, assim, expor nossa sabedoria.
Precisamos expô-la para que possamos ser sabedoria para os demais –para que eles também possam alcançar a realização da verdadeira natureza da mente. (continua nos comentários)
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CONTINUAÇÃO 1 — Por não termos, entender a realidade total é que os mestres, os budas e os detentores da linhagem nos ensinam. E a primeira sabedoria que expõe é que a vida está sofrendo. Podemos já ouvir isso antes, mas realmente permitir que isso faça parte da nossa compreensão e aplicá-lo na nossa vida é algo completamente diferente.
Ao assistir ao noticiário da TV, você vê rapidamente que a vida está sofrendo. Há alguns momentos de felicidade e grandes dificuldades: doença, envelhecimento e morte. Uma felicidade, quando apresentada, é muito bem-vinda, é clara, mas não é passível de ser mantida – é impermanente. Em nossa experiência de querer manter os acontecimentos impermanentes do mundo, como a felicidade, por exemplo, sofremos um bocado. Só o que queremos é ser feliz e ficamos frustrados por não viver em constante felicidade.
Para que meditemos, é preciso informação. Ouvir os ensinamentos e contemplá-los. Esses ensinamentos podem expor muitas idéias e conceitos que você nunca pode ter ao menos considerado, como por exemplo:
Você já considerou que sua percepção da vida pode ser totalmente utilizada?
Como você espera entender alguma coisa sobre outra pessoa, que não é capaz de entender?
E mesmo assim, julgamos como pessoas todos os dias – como pessoas de quem gostamos e como que não gostamos. E não percebemos que tudo é uma percepção de nossa mente sobre outra pessoa. É nossa aprovação ou desaprovação de acordo com que nossa mente consreender compreender. Não tem nada de objetivo nesse julgamento. Coneguimos ver a realidade apenas de uma maneira isolada e nem nos damos conta.
Estamos presos na percepção de nossa mente. Nó vamos ver o que os quíchimos ver – e não o que é verdade.
Outro exemplo: meu cachorro, que chama Pao Wo, vê todas as pessoas como inimigas. Se você tentar afagá-lo, ele vai mordê-lo. É uma percepção que tem da realidade e é absorvida. Ele pode ser acostumar com algumas pessoas, mas, em um dia ruim, vai mordê-las também, porque abruptamente como vê como inimigas. É uma percepção dele. É o carma dele.
CONTINUAÇÃO 2 — Nós somos como ou Pao Wo. Somos um pouco mais sofisticados, é verdade, mas também não entendemos a verdade. Estamos presos em nosso carma.
Então, temos que ouvir os ensinamentos sobre a verdade. E esses ensinamentos devem ser utilizados em nossa própria mente. Como poderíamos compreender a realidade se não compreendermos a nossa própria mente?
Você aplica, então, esses ensinamentos à sua própria mente e depois contempla: você, diligentemente, faz seu cérebro para funcionar. Ao pensar nos ensinamentos, você poderá tirar dúvidas, e ao perguntar ao professor e obter respostas, poderá compreender a realidade de uma forma mais ampla.
Que lindo isso
Obrigado!!!???
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Obrigada por compartilhar o caminho ??
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