“Qual é seu interesse fundamental, constante, na vida?”? — JIDDU KRISHNAMURTI (1

“Qual é seu interesse fundamental, constante, na vida?”?
— JIDDU KRISHNAMURTI (1895-1986)?
?
Aqui temos uma grandiosíssima pergunta de Jiddu Krishnamurti, aquele que vai sempre ao coração dos problemas.?
?
Qual é seu interesse fundamental constante na vida? Seu interesse mais crucial em viver? Algo a fazer? A conquistar? A descobrir? A aprender? A criar? A entender??
?
Qual é??
?
Nesse discurso de 1975, Krishnamurti logo se antecipa e diz que se respondêssemos sinceramente diríamos algo relacionado à nossa própria vida, carreira, família e coisas assim. E depois, se quiséssemos mudar a resposta, responderíamos como o interesse no outro, no mundo, etc. Ele questiona essas respostas auto-centradas, para então chegar no tema principal do discurso relacionado a essa pergunta sobre a vida: o medo.?
?
Gostaria então de trazer mais um trecho dele, desse mesmo capítulo do livro “Liberte-se do Passado”, quando ele abre o assunto do medo, com afirmações que nos fazem pensar (e ajudam a responder a pergunta deste post)?
?
“O medo é um dos mais formidáveis problemas da vida. A mente que está nas garras do medo vive na confusão, no conflito, e, portanto, tem de ser violenta, tortuosa e agressiva. Não ousa afastar-se de seus próprios padrões de pensamento, e isso gera a hipocrisia. Enquanto não nos livrarmos do medo, ainda que galguemos o mais alto cume, ainda que inventemos toda espécie de deuses, ficaremos sempre na escuridão.?
?
Vivendo numa sociedade tão corrupta e estúpida, em que a educação nos ensina a competir — o que gera medo — vemo-nos oprimidos por temores de toda espécie; e o medo é uma coisa terrível, que torce e deforma, que ensombra os nossos dias.”?
?
(Jiddu Krishnamurti, em “Liberte-se do Passado”, cap.5)?
?
#krishnamurti #filosofia #medo #vida #vidasaudavel #questionamentos #pensamentos #livros #passado #verdade #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A meditação diária sentada é nosso pão com manteiga, é a coisa básica do dharma
“A meditação diária sentada é nosso pão com manteiga, é a coisa...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Não há resposta simples para essa questão. Vivemos em condicionamentos tão arraigados que é preciso respirar fundo o ar da vida e refletir..????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *