Vivemos em uma casa de espelhos, mas achamos que estamos olhando pelas janelas

“Vivemos em uma casa de espelhos, mas achamos que estamos olhando pelas janelas”.
— FRITZ PERLS

Podemos dizer que esse é o ápice da projeção. E Fritz Perls, precursor da Gestalt Terapia, não faz concessões pra estabelecer essa casa de espelhos como um fundamento do mundo psíquico. Essa visão tem consonância com muitas das escolas de auto-conhecimento orientais, e estoura os limites da terapia em direção à visão mais completa da situação humana.

Mas a frase não está dizendo apenas que estamos vivendo em um mundo de espelhos, há uma parte tão ou mais importante que essa, que é quando diz que “achamos que estamos olhando pelas janelas”. Esse engano primordial muda tudo, e cria um mundo de sofrimento pra cada indivíduo. O conjunto de princípios e atitudes da Gestalt Terapia de Perls está voltado para que esse engano seja desfeito, através de presença, consciência e responsabilidade. Não é fácil ver o mundo de espelhos porque há uma defesa contra isso, e ela se manifesta como esse impressão aparentemente nítida e certa de que os espelhos são janelas.

PS: Para mais sobre Gesltat Terapia ou interesse em psicoterapia com essa abordagem, visite hridayaterapia.com.

#fritzperls #frasedodia #gestalterapia #gestalt #projeção #psicologia #espelhos #autoengano #presença #consciência #responsabilidade #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
No quadrinho, um rapaz diz ao amigo que teve uma Experiência de Quase-Vida, uma
No quadrinho, um rapaz diz ao amigo que teve uma Experiência de...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Isolete Sasse

    ??? No espelho das relações, o que vemos no outro, que nos provoca alguma reação, sendo boa ou não, está em nós também… “O observador é a coisa observada…”??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *