“Entrevistador: O que eu devo aprender (na vida)? SRI NISARGADATTA: A viver sem

“Entrevistador: O que eu devo aprender (na vida)?

SRI NISARGADATTA: A viver sem auto-preocupações. Para isso você tem que conhecer seu verdadeiro ser (swarupa) como indomável, destemido e sempre triunfante. Assim que você souber com certeza absoluta que nada pode lhe preocupar além da sua própria imaginação, você vai desconsiderar seus desejos e medos, conceitos e idéias e viver somente pela verdade.”

— SRI NISARGADATTA MAHARAJ (em “I Am That”, cap 29)

Essa resposta do mestre de Vedanta indiano aparentemente não se parece com o post anterior sobre o Samsara, mas tem tudo a ver. Quando ele se refere aos medos e desejos e conceitos e idéias, está se referido à dimensão do samsara, das ilusões. E ao nosso engano primordial a respeito de nós mesmos, que somos insuficientes, e precisamos “correr atrás” do prejuízo. Nesse aspecto a cultura moderna nos domina com maestria, pois somos presas fáceis de suas armadilhas quando cultivamos essa idéia de que precisamos de tantas coisas – todas enraizadas na preocupação consigo mesmo.

Para sabermos com absoluta certeza que somos suficientes, podemos lembrar do que ele mesmo fala nessa resposta: que nada pode nos causar problemas a não ser nossa imaginação.

– – – – –

De um post de Dharmalog do dia 10 de dezembro de 2013.

#propositodevida #sentidodavida #vocação #srinisargadattamaharaj #vedanta #yoga #pensamentos #livros #eusouaquilo #iamthat

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Apenas aqueles que são sensíveis e observadores, ou enfrentaram uma crise na vi
“Apenas aqueles que são sensíveis e observadores, ou enfrentaram uma crise na...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *