“Esforço consciente e proposital é necessário para se alcançar o estado natural

“Esforço consciente e proposital é necessário para se alcançar o estado natural da quietude”.
– SRI RAMANA MAHARSHI

À primeira vista, pode parecer incongruente. Esforço é necessário para atingir um estado natural? Como assim? Pois então, esse é o x da questão. Podemos nos debater o quanto quisermos, não vai alterar a situação. É necessário um esforço, consciente e proposital, para se alcançar o estado natural da quietude.

Isso só pode nos fazer inferir que nosso estado natural atual está deturpado por algo que precisa desse esforço consciente e proposital. A deturpação precisa ser curada. E o mais desafiador é que não conseguimos ver exatamente a deturpação, apenas a ausência do estado natural de quietude. E, aos poucos, vamos compreendendo a necessidade do esforço consciente e proposital.

Talvez uma das chaves para contemplarmos esse ensinamento conciso de Sri Ramana Maharshi seja o “esforço consciente”. Nosso estado natural pode ser de indulgência inconsciente. O que você acha?

Contemplemos.

#quietude #consciência #yoga #sriramanamaharshi #vedanta #despertar #frasedodia #ensinamentos #questionamentos #autoconhecimento

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Reflexão sobre mentes e telas de Denzel Washington em 2017 (mas podia ser hoje)
Esse vídeo do Denzel Washington é de 2017 e talvez você já...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Raquel Silva

    Faz sentido pra mim, justamente por essa frase conter um aparente paradoxo… fomos treinados na família, colégio, trabalho, pra pensar, o que põe a mente sempre em movimento, afiada para responder e reagir… não nascemos assim, não é nosso estado natural… pra recuperar esse estado natural, é necessário reconhecer a deturpação, a fragmentação e fazer o processo inverso, desaprender… o que requer certo esforço mesmo, persistência pra reconhecer e soltar

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *