“(A bondade fundamental) Trata-se antes da compreensão de que podemos vivenciar diretamente a realidade e trabalhar com ela, trabalhar com o mundo real em que estamos. Vivenciar a bondade fundamental de nossa vida nos faz sentir que somos pessoas inteligentes e decentes e que o mundo não constitui uma ameaça (…). Não precisamos nos iludir nem iludir as pessoas. Conseguimos ver nossas falhas sem nos sentir culpados ou incapazes, ao mesmo tempo que conseguimos perceber nosso potencial para estender a bondade aos outros”.
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “Shambhala, a Trilha Sagrada do Guerreiro”)
Esse é um trecho sobre a bondade fundamental. “Não há nada religioso nem romântico aqui”, esclarece o próprio Trungpa. Bondade fundamental parece uma expressão religiosa, uma virtude dos santos, mas é uma característica humana que está sempre disponível. Apenas afogada no mar das nossas perturbações.
A sensação que traz a leitura desse parágrafo é de uma meditação. Quando reestabelecemos um senso de presença real em nós, quando retornamos ao nosso eixo, com calma e tranquilidade, quando as inúmeras confusões e agitações se assentam, podemos ver o mundo que aparece, voltamos a sentir a textura de cada passo, uma paragem pacífica e um vivacidade.
Percebe-se uma inteligëncia profunda e sem maquinações, um senso de maturidade natural. Quando nos engajamos nas acelerações do mundo, entramos num modo de insatisfação infantil, uma afetação, e vamos nos soterrando dia a dia por uma birra de não gostar das coisas ou de querer mais e mais. Com a bondade fundamental há uma serenidade natural e uma capacidade de lidar com todas as coisas. Um estado de simplicidade digna.
“Podemos vivenciar diretamente a realidade e trabalhar com ela”. Não rejeitamos a realidade, não nos debatemos nem nos jogamos no chão por causa dos acontecimentos, mas aceitamos e recebemos cada coisa que aparece, e assim agimos, momento a momento, dignos e simples. Viver e trabalhar com a realidade.
#bondadefundamental #bondade #shambhala #chogyamtrungpa #simplicidade #presença #realidade #livrosespirituais #ensinamentosbudistas #ensinamentos #sabedoria #budismotibetano #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
@annacarllabjj
@eufaneves ??
@rannyantunes @caiolmelo @savimsf