“É impossível amar sem resolver a sombra”. – HÉLIO COUTO Nossa, mas não dá pra

“É impossível amar sem resolver a sombra”.
– HÉLIO COUTO

Nossa, mas não dá pra pegar mais leve?

Será que é assim mesmo?

A gente tem que analisar.

Amar, podemos especular, é se aproximar do outro, é estar aberto e interessado no bem e na felicidade do outro, agindo assim na vida. Esse estar aberto implica querer ouvir, compreender, de maneira franca, sem agendas pessoais nem julgamentos.

O problema é que, se tenho em mim inconsciência sobre minhas “piores” características, e se as condeno ou reprimo, isso não tem como se manifestar de forma positiva no meu comportamento. Certamente se tornará projeção, crítica, julgamento, condenação dos outros e do mundo. Se tornará afastamento e agressividade. Essa é a defesa do sistema do ego, de separar-se desse lado obscuro que não quer aceitar, e “colocá-lo” no outro. Cria, assim, a ilusão de que ele não está em nós, mas sim nos outros. Nos separa e nos torna diferentes, “superiores”, redimidos.

E assim, a sombra continua inconsciente e reprimida. Mas não vai embora. “Até que você torne aquilo que é inconsciente em consciência, ele vai direcionar sua vida e você o chamará de destino” (Jung).

Naqueles momentos em que não conseguimos amar, em que julgamos, criticamos, rejeitamos, condenamos, são grandes as chances de nossa sombra estar presente, tomando as rédeas das situações e jogando-as no buraco. “Quando mais inconsciente é a sombra de alguém, mais escura e densa ela é”, escreve Jung.

E mais desorientará a vida de uma pessoa.

Amar, então, se tornará impossível. Porque compreender o outro se tornará impossível. Porque não julgar e não condenar se tornará impossível. Porque acolher e abraçar se tornará impossível.

==========

No final de abril teremos o ENCONTRO COM A SOMBRA, uma oficina de 4h para conhecermos melhor o conceito da Sombra, para trabalharmos sobre a descoberta de nossa própria e ampliar os caminhos do auto-conhecimento.

Se você tiver interesse, deixe um comentário ou faça contato via DM. Mais informações em breve.

#sombra #sombrapsicologica #carljung #psicologia #psicologianalitica #polaridades #gestaltterapia #demonios #escuridao #ignorancia #inconsciencia #oficina #trabalhosobreasombra

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
LIVE “Hoje não vai dar: o dilema da meditação num cotidiano frenético” com Bruno
LIVE “Hoje não vai dar: o dilema da meditação num cotidiano frenético”...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Stella

    Verdade, pegou pesado.
    Aí parecer ter algor religioso.
    Este mecanismo de defesa é chamado de projeção. Seria, vemos no outro aquilo que “também” temos e não gostamos. Então é fácil reconhecer no outro.
    Não significa que o outro não tenha, não se comporta da forma que observamos.
    Resolver a sombra é ter consciência dela para não projetar “sempre” no outro. Amar o outro apesar da sombra dele e da nossa.
    Somos humanos,
    Não somos perfeitos nem santos

  2. says: Autoconhecimento & Espiritualidade, por Nando Pereira

    @liinspira @lufahrion @larissaburigo @lorengn @indayaramoyano @meditadora.vipassana @marina_moreira1 @ana.souzalops @ritabritez @1paulabraga.rocha Tem um post novo com todas as informações, todos são bem-vindos. Se quiser podem visitar direto dharmalog.com/sombra. QUalquer dúvida me escrevam. Obrigado e nos vemos no Encontro!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *