“Ninguém pode ser além de um ser incompleto, devastado por solidão e dúvida, e não ser que tenha feito contato íntimo com sua sombra. Reconhecer a própria sombra é ser completo.”
– ROBERT A. JOHNSON
Posso botar um milhão de frases sobre a sombra aqui, sei que elas tem uma limitação clara, que é nossa resistência a lidar com a sombra. Reconhecer que temos uma, qualquer que seja ela, já é difícil. Reconhecer exatamente a que temos, que é composta justamente daquilo que jamais gostaríamos de saber que temos, então é muito pior.
O próprio Jung discorreu sobre essa dificuldade em “AION”, uma das principais obras em que fala da sombra, e ele não foi nada otimista. Ainda assim, ele ressalta repetidamente que integrar a sombra é fundamental para a individuação, que para ele é o objetivo principal de crescimento e plenitude que um ser humano deve ter na vida.
Como conseguiremos querer trabalhar sobre nossa própria sombra? Essa é uma boa pergunta. Infelizmente muitos de nós não vão se propor a tal coisa num sábado de sol, quando podemos fazer isso com calma e cuidado, mas vão esperar a vida esbarrar num grande acontecimento negativo para se interessarem por qualquer coisa que lhes exija o auto-questionamento. Esperarão agravar esse estado de “solidão e dúvidas”, para só então trabalharem sobre si mesmo. Aí aparecerá ela, essa tal, tão condenada e esquecida, a sombra. Ali, intacta, querendo ser vista, aceita e integrada.
Antes que isso tudo aconteça, temos a possibilidade de dar os passos por opção, vontade e consciência. A oportunidade está aqui.
ENCONTRO COM A SOMBRA
Sábado, dia 8 de maio, das 8h às 12h. Online via Zoom.
Coordenação Nando Pereira
Inscrições e Informações:
dharmalog.com/sombra
ou link na bio.
Valor: R$ 90
Vagas limitadas.
#sombra #sombrapsicologica #oficinasobreasombra #oficinaonline #terapiaonline #psicologia #psicoterapia #autoconhecimento #psicologiaintegrativa #cursoonline #robertajohnson #carljung #carlgjung #shadowwork #darkside #personalunconscious #inconscientepessoal #arquetipodasombra #frasedodia
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui